• Matéria: Português
  • Autor: vandalaisa4974
  • Perguntado 7 anos atrás

1-(FUVEST)
I. "Pálida, à luz da lâmpada sombria     Sobre o leito de flores reclinada,     como a lua por noite embalsamada,     Entre as nuvens do amor, ela dormia!"
II. "Uma noite, eu me lembro... Ela dormia     Numa rede encostada molemente...     Quase aberto o roupão... solto o cabelo     E o pé descalço no tapete rente". Os dois textos apresentam diferentes concepções da figura da mulher.
a- Apontar nos dois textos situações contrastantes que revelam essas diferentes concepções.
b – Se ambos os textos são românticos, como explicar a diferença no tratamento do tema?

Respostas

respondido por: nilidis
146

Olá, tudo bem?

o  exercício é sobre o romantismo

O romantismo foi uma escola literária e artística dividida em três gerações.

No Brasil a 1º geração era nacionalista e indianista; a 2º geração ultra-romântica e a 3ª geração condoreira.

Os textos apresentados no exercício se referem à 2ª e 3ª geração romântica. O primeiro de Álvares de Azevedo e o segundo de Castro Alves.

vamos ao exercício

I. "Pálida, à luz da lâmpada sombria     Sobre o leito de flores reclinada,     como a lua por noite embalsamada,     Entre as nuvens do amor, ela dormia!"

II. "Uma noite, eu me lembro... Ela dormia     Numa rede encostada molemente...     Quase aberto o roupão... solto o cabelo     E o pé descalço no tapete rente". Os dois textos apresentam diferentes concepções da figura da mulher.

a- Apontar nos dois textos situações contrastantes que revelam essas diferentes concepções.

1º texto: "Pálida, à luz da lâmpada sombria (....)  Entre as nuvens do amor, ela dormia!"

2º texto:  "Uma noite, eu me lembro... Ela dormia  (...)  Quase aberto o roupão... solto o cabelo

b – Se ambos os textos são românticos, como explicar a diferença no tratamento do tema?

Por conta do eu lírico diferente, vejamos que Álvares de Azevedo é da 2ª geração romântica, ultra sensível, focada no subjetivismo e nas figuras etéreas.

Já Castro Alves é da 3º geração romântica, a que faz rufar os tambores, apresenta muito mais sensualidade em seu texto.

Apesar do mesmo tema nos dois textos um o faz como se estivesse vendo um anjo e outro o faz como se estivesse vendo uma mulher.

Saiba mais sobre o romantismo, acesse aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/25297198

Sucesso nos estudos!!!

Anexos:
respondido por: torres320
5

a) Em relação às situações contrastantes que revelam diferentes concepções da figura feminina, pode-se citar que, no texto I, há um distanciamento e a mulher é vista como idealizada, ou seja, como em um sonho. Isso pode ser visto nestes versos: “[...] Sobre o leito de flores reclinada,/como a lua por noite embalsamada,/ Entre as nuvens do amor, ela dormia!” O segundo texto já evidencia uma visão mais real da mulher, como evidenciam estes versos: "[...] Ela dormia/Numa rede encostada molemente.../Quase aberto o roupão... solto o cabelo/ E o pé descalço no tapete rente”.

b) A diferença da temática de ambos os textos está relacionada à geração poética de cada um deles.

As gerações românticas e a mulher

O primeiro, de Álvares de Azevedo, é caracterizado como se segunda geração. Nele, a abordagem da mulher é idealizada e ela está sempre distante do poeta. Por isso, muitas vezes, é retratada como um ser divino. O segundo fragmento está relacionado à terceira geração, representado por Castro Alves. Nele, a figura feminina já é retratada de maneira mais realista, aparece, inclusive, um tom mais erótico, revelando proximidade com o eu lírico.

Link sobre Romantismo: https://brainly.com.br/tarefa/25385040

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares