• Matéria: Filosofia
  • Autor: pamellatdbsouza
  • Perguntado 6 anos atrás

A antropologia surgiu pela necessidade que se deu, a partir da modernidade, de delimitar o que era cultural. Nesse sentido, a filosofia operou em grande parte para o distanciamento entre natureza e cultura. Com as correntes filosóficas inauguradas, na modernidade, defendiam uma maioridade racional do homem frente ao mundo. Portanto, é correto dizer que:

I. a filosofia moderna, de cunho iluminista, aproximou o homem da natureza, uma vez que a prática investigativa racional foi valorizada.

II. a filosofia iluminista propôs que o humano se aproximasse da natureza e estabelecesse uma relação cultural com ela.

III. a filosofia iluminista, ao dar primazia à razão, causou um distanciamento entre humano e natureza.
a)

Somente a III.
b)

Somente a I.
c)

Somente a II e a III.
d)

Somente a II.
e)

Somente a I e a III.

Respostas

respondido por: tatidudu422
12

Resposta:

Somente a III

Explicação:

respondido por: vasconcellosthiago48
6

Resposta: letra a

somente a lll

Explicação:

Segundo Bruno Latour, um dos fatores que contribuíram para o aprofundamento na cisão entre natureza e cultura foi a filosofia. É correto dizer que desde Aristóteles tal dicotomia existia, entretanto foi com o pensamento de Descartes que a razão passou a ser vista como condição epistemológica de existência. Nesse sentido, tudo que não participava da racionalidade não era importante. Tal crise se aprofundou com a filosofia kantiana, o qual propunha que o sujeito basta em si, dada a sua racionalidade. Portanto, a relação estabelecida, a partir dessa corrente, entre natureza e cultura se tornou de compreensão do funcionamento e isolamento.

Perguntas similares