Leia o texto com atenção: “Por Intentona Comunista ou Levante Comunista entende-se um conjunto de levantes de caráter revolucionário operados por membros do exército brasileiro entre os anos de 1935 e 1936 em plena Era Vargas. Esses levantes ocorreram em pelo menos três capitais do país: Natal, Recife e Rio de Janeiro. Esses militares tinham influência da ideologia comunista e recebiam apoio do comunismo internacional, cujo centro era a União Soviética, à época liderada por Josef Stalin.Vale ressaltar que a palavra “intentona” tem sentido pejorativo e foi usada pelos opositores dos comunistas. “Intentona” significa algo como “intento insensato” ou “plano louco". Entretanto, as ações dos militares participantes desse fato não foram exatamente imprevistas, espontâneas e não calculadas”. Ao lermos o texto acima nos deparamos com a palavra Intentona, nesse contexto ela é aplicada para
a) Desqualificar as ações dos integralistas.
b) Enaltecer os militares.
c) Desqualificar as ações dos comunistas.
d) Enaltecer os soviéticos.
Respostas
Letra C: por Intentona no contexto apresentado, temos basicamente uma tentativa de desqualificar as ações dos comunistas.
O Levante Comunista de 1935, também chamado de Intentona Comunista, consistiu em uma tentativa dos brasileiros comunistas de Golpe de Estado contra o governo de Getúlio Vargas.
Como alegações contra a Era Vargas, os comunistas formaram a Aliança Nacional Libertadora, que contou com apoio do PCB, o Partido Comunista Brasileiro (na época se chamada Comintern), cuja liderança do movimento foi de Luís Carlos Prestes.
Os líderes do Levante Comunista de 1935 contavam com o apoio instantâneo da população, com a adesão da classe operária, dos "cangaceiros", de militares e até mesmo da burguesia progressista, o que não ocorreu.