Os pavimentos existentes no Brasil são de dois tipos: rígido e flexível, sendo o flexível mais comum nas rodovias. A tabela 01 apresenta as diferenças entre os pavimentos.
Tabela 01: Diferença entre pavimentos.
PAVIMENTO RÍGIDO PAVIMENTO FLEXÍVEL
Maior segurança à derrapagem em função da textura dada à superfície (veículo precisa de 16% menos de distância de frenagem em superfície seca, em superfície molhada 40%) A superfície é muito escorregadia quando molhada
De coloração clara, tem melhor difusão de luz. Permite até 30% de economia nas despesas de iluminação da via De cor escura, tem baixa reflexão de luz. Maiores gastos com iluminação
O concreto é feito com materiais locais, a mistura é feita a frio e a energia consumida é a elétrica O asfalto é derivado de petróleo importado, misturado normalmente a quente, consome óleo combustível e divisas
Melhores características de drenagem superficial: escoa melhor a água superficial Absorve a umidade com rapidez e, por sua textura superficial, retém a água, o que requer maiores caimentos
Mantém íntegra a camada de rolamento, não sendo afetado pelas intempéries Altas temperaturas ou chuvas abundantes produzem degradação
Fonte: BIANCHI, BRITO, CASTRO (2008).
Além dessas diferenças, a maneira de dimensionar esses pavimentos também é distinta. O dimensionamento do pavimento flexível, é baseado na determinação das espessuras das camadas que constituirão o pavimento levando em consideração o trafego e capacidade de suporte de cada material.
Já o dimensionamento do pavimento rígido, é baseado:
Escolha uma:
a.
na verificação da compatibilidade da espessura inicialmente adotada, considerando a relação tensão de tração e modulo de flexão do concreto baseado no consumo de resistência a fadiga.
b.
na transferência de cargas entre placas e a posição critica da borda longitudinal do pavimento.
c.
na verificação da compatibilidade da espessura inicialmente adotada, considerando a capacidade de suporte de cada material.
d.
na verificação da compatibilidade da espessura inicialmente adotada, considerando a resistência a fadiga provocada pela ação do trafego.
e.
na verificação da compatibilidade da espessura inicialmente adotada, considerando a relação tensão de tração e modulo de falhas da placa. (ERRADA)
Respostas
respondido por:
16
Resposta:
na verificação da compatibilidade da espessura inicialmente adotada, considerando a resistência a fadiga provocada pela ação do trafego. CORRIGIDA PELO AVA.
Explicação:
respondido por:
2
Resposta:
ALTERNATIVA A (CORRIGIDO PELO AVA)
na verificação da compatibilidade da espessura inicialmente adotada, considerando a resistência a fadiga provocada pela ação do trafego.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás