porque a crise do imperio romano tem suas raízes no processo de estabilização das fronteiras iniciado por Augusto Pax romana?
Respostas
Porque a maior parte dos escravos no Império Romano eram de guerra. Com a Augustos Pax Romana os romanos pararam de conquistar terras e capturar prisioneiros para virarem escravos. Essa paz durante anos provocou uma crise escravocrata, tendo em vista que começou a faltar escraavos. Essa crise diminuiu a produção de alimentos, principalmente, o que tornou os produtos mais caros. As pessoas pararam de pagar impostos para comprar comida, o que esvaziou os cofres do império, sem dinheiro ficou quase impossivel de manter as fronteiras, fazendo que os ataques barbaros se intensificassem.
A estabilização de fronteiras que foi produto da Pax Romana pausou a expansão territorial de Roma, o que acabou por ocasionar uma carência insustentável da mão de obra, que consistia majoritariamente de escravos capturados em territórios estrangeiros.
Sem ter como manter a produtividade, o sistema agrícola que era a base econômica do Império Romano eventualmente entrou em colapso.
Contextualizando a Pax Romana
Apesar de ter sido um dos motivos para o declínio de Roma, a Pax Romana compreendeu, antes disso, um dos maiores períodos de prosperidade para os romanos na antiguidade clássica.
O período da Pax Romana compreendeu cerca de 200 anos de prosperidade e estabilidade no Império Romano antes que os sinais da crise pudessem ser detectados ou remediados.
Saiba mais sobre a crise do Império Romano em https://brainly.com.br/tarefa/5056537
#SPJ2