Respostas
Resposta:
Doença de Chagas: A contaminação ocorre principalmente por ingestão de alimentos contaminados com as fezes do inseto. Também pode ser por meio de transfusão de sangue, transplante de órgãos contaminados ou ainda ser transmitida da mãe ao bebê durante a gestação (congênita).
Malária: transmitida ao homem através da picada do mosquito do gênero Anopheles. Também pode ser transmitida por transfusão de sangue.
Amebíase: ocorre principalmente por meio da ingestão da água ou dos alimentos contaminados pelas fezes contendo cistos de amebas. Também pode ser via sexual, através do contato oral-anal, mas isso é mais raro.
Sintomas:
Doença de Chagas: A fase aguda, que é a mais leve, a pessoa pode apresentar sinais moderados ou até mesmo não sentir nada. Na fase aguda, os principais sintomas são:
- febre prolongada (mais de 7 dias);
- dor de cabeça;
- fraqueza intensa;
- inchaço no rosto e pernas
Malária: inicialmente, a malária manifesta sintomas, como:
- mal-estar,
- dor de cabeça,
- dores pelo corpo e cansaço.
- Podem ocorrer vômitos e náuseas também. Esses sintomas antecedem a febre.
Amebíase: Os sintomas de amebíase podem variar, mas em geral são:
- Dor abdominal;
- Diarreia branda ou aguda com presença de sangue ou muco;
- Febre e
- Calafrios.
Prevenção:
Doença de Chagas: Tampar todos os orifícios ou rachaduras que possam existir nas paredes e tetos de sua casa, galinheiros e áreas onde guarde os seus animais, caso os tenha. Substituir os tetos de palha por outros materiais que impeçam que os percevejos se alojem.
Malária: Tomando um remédio preventivo , prevenindo as picadas de mosquito fazendo uso e repelentes e tratando a malária
Amebíase: Uma das primeiras armas para prevenir a amebíase, especialmente quando viajamos, é ingerir sempre água engarrafada procedente de uma fonte fiável. Também é importante evitar consumir alimentos crus, como saladas ou vegetais, cuja manipulação ou higiene desconhecemos.