Respostas
Projeções Cartográficas. Existem três principais tipos de projeções cartográficas: plana, cilíndrica e azimutal. Sabemos que o mundo possui um formato semelhante ao de uma bola. ... As projeções cartográficas são classificas em três tipos diferentes: cilíndrica, cônica e plana, polar ou azimutal.
Projeção Plana, polar ou azimutal
Nessa projeção, observa um plano colocado de forma tangente à superfície que será representada no centro do mapa. Nele, as linhas concentram-se do ponto central e dispersam-se em direção às áreas mais afastadas. Essa projeção é muito utilizada para representar os polos ou para colocar no centro de um mapa qualquer ponto da Terra.
Projeção Cilíndrica
As projeções cilíndricas são aquelas elaboradas como se alguém colocasse o globo dentro de uma esfera e, ao desenrolar esse cilindro, conseguíssemos representar a superfície da Terra
Projeção cônica
As projeções cônicas são elaboradas como se colocassem a Terra em um cone e, em seguida, ele fosse aberto e colocado em um plano. Com isso, observa-se que os meridianos formam uma série de linhas retas que se direcionam aos polos. Esse tipo de projeção é muito utilizado para representar alguns trechos de continentes ou países.
Qual projeção é a melhor?
Apesar de algumas projeções serem mais famosas e mais difundidas pelo mundo, não existe uma que possa ser necessariamente considerada “melhor” do que as outras, pois suas qualidades variam conforme a necessidade de cada um.
Por exemplo: a projeção de Mercator é muito utilizada para produzir cartas e mapas para a navegação, não sendo muito recomendada para outros fins. Por outro lado, a projeção de Peters tem o valor de mostrar uma melhor relação entre as áreas dos continentes, evitando que o sul fique “menor” como ocorre na projeção de Mercator.
Assim, podemos perceber que cada projeção tem o seu valor, cabendo ao pesquisador escolher qual delas é mais adequada para os seus estudos.