1-No Brasil das oligarquias, o voto de cabresto era usado pelo coronelismo. Em que ele contribuiu para o coronelismo?
2-No governo de Campos Sales (1898-1902), criou-se uma política, que recebeu o nome de “política dos governadores”. O que ela propôs e quais as consequências que ela gerou?
3-O que representa a política do café com leite?
4-Em relação ao processo de industrialização e urbanização do Brasil da Primeira República, faça um pequeno relato sobre a importância dos imigrantes no Brasil:
5-Compare a Guerra de Canudos com a Guerra do Contestado, exaltando a dinâmica da vida cultural na primeira república:
Respostas
Resposta:
1- contribuiu para as votaçoes serem manipuladas para ocorrer fraudes eleitorais, compra de votos, a a utilização da máquina pública e o abuso de poder econômico.
2- A politica dos governadores foi criada por Campos Sales, baseava-se no seguinte: o presidente apoiava os governadores estaduais e seus aliados e em troca eles garantiam a eleição para o congresso dos candidatos oficiais. Isso garantia a continuidade das grandes famílias (ricas e poderosas) no poder. Foram duas das principais consequências da política dos governadores. ... Já que, pelo acordo, os governadores deveriam sustentar politicamente o governo federal, as orligaquias provinciais passaram a manipular as eleições para deputados e senadores, de modo a favorecer o Presidente da República.
3- A política do café-com-leite representava um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais. Portanto, ora o presidente seria paulista, ora mineiro.
4