Respostas
Características da peste negra
As principais características da peste negra são:
foi um surto que atingiu grande parte da Europa durante o século XIV,
é considerada a primeira grande pandemia mundial,
acreditava-se que a transmissão ocorria através de pulgas (transmitiam a doença aos humanos) e ratos (transportavam a bactéria),
os sintomas mais comuns eram: febre, vômitos e alteração no tamanho dos gânglios,
a doença se espalhava rapidamente,
pelo menos 25 milhões de pessoas morreram com a doença nessa época.
Peste negra no Brasil
No Brasil, as ocorrências da peste negra são raras nos últimos anos. A última contaminação pela doença foi registrada em 2015 no estado do Ceará.
Não existem dados exatos sobre a chegada da doença no país, mas os primeiros registros aconteceram provavelmente no ano de 1899, primeiramente na cidade de Santos e depois no Rio de Janeiro.
Poucos anos depois, em 1904, o médico Oswaldo Cruz fez uma campanha de combate à peste, motivado pela aproximação da doença, que já havia chegado ao território do Paraguai cinco anos antes.
Na campanha, além de medidas de tratamento para os infectados, também eram divulgadas as providências adequadas para prevenir o surgimento de novos casos.
No país, foram estudadas as três principais teorias que poderiam explicar o aparecimento da doença: por contaminação da água e de alimentos, por contato direto com pessoas doentes e objetos contaminados ou através do ar poluído.
A peste negra ainda existe?
Ao contrário do que muita gente pode pensar, a peste negra ainda existe. É claro que atualmente a doença já não se espalha da mesma maneira como acontecia na Idade Média, mas eventualmente ainda são registrados casos de contaminação.
A transmissão da doença pode acontecer de duas formas: pela picada de pulgas infectadas pela bactéria ou através da tosse.
Quais são os sintomas da peste negra?
Os principais sintomas da contaminação podem ser:
- febre,
- dor de cabeça,
- dores pelo corpo,
- enjoo,
- vômito,
- falta de apetite,
- gânglios inchados.