• Matéria: História
  • Autor: DeebGirl
  • Perguntado 7 anos atrás

Quais foram as conquistas e as consequências dos Ludistas e dos Cartistas na revolução operária?

Respostas

respondido por: robertarosafatima
7

RespostaO ludismo foi um movimento de trabalhadores que se uniram e revoltaram-se contra as máquinas no princípio da Revolução Industrial. A ação organizada dos ludistas consistia em invadir uma indústria têxtil e promover a destruição das máquinas que produziam as mercadorias. Esse movimento iniciou-se em Nottingham e espalhou-se por toda a Inglaterra, entre 1811 e 1816.

Contexto

O ludismo e outros movimentos de trabalhadores, como o cartismo, surgiram como consequência direta das transformações causadas nas relações de trabalho e na qualidade de vida do trabalhador inglês a partir da Revolução Industrial. Os trabalhadores organizavam-se contra a precarização que a industrialização trouxe em seu trabalho.

A Revolução Industrial consistiu basicamente em um período de grande avanço tecnológico que permitiu o nascimento e o desenvolvimento da indústria moderna. Essa primeira fase da Revolução Industrial ocorreu a partir de 1780, segundo Eric Hobsbawm|1| (outros historiadores afirmam que esse processo iniciou-se em 1760).

Desse período, a grande invenção foi o aperfeiçoamento da máquina a vapor, por James Watt, que beneficiou inicialmente a indústria têxtil (que produz vestuário). Esse invento permitiu, por exemplo, a instalação acelerada de estradas de ferro por toda a Inglaterra. A introdução dessas máquinas na indústria têxtil ocasionou o aumento da produção, a redução salarial e, consequentemente, o aumento nos lucros dos patrões.

A Revolução Industrial aconteceu de maneira pioneira na Inglaterra e depois se espalhou por toda a Europa e outras partes do mundo. Os motivos que explicam o pioneirismo inglês são:

1. Leis do Cercamento: desde o século XVI, a Inglaterra havia ampliado a expulsão dos camponeses das Terras Comuns para que a burguesia e a Gentry (nobreza rural inglesa) estabelecessem pastos nesses locais. A expulsão dos camponeses de suas terras possibilitou o aumento na disponibilidade de mão de obra e ampliou a produção de algodão.

2. Acúmulo de capital: as práticas mercantilistas colocadas em prática pela Inglaterra, principalmente a partir dos Atos de Navegação de 1651, permitiram que a burguesia inglesa acumulasse o capital necessário para investir no desenvolvimento do maquinário.

3. Reservas de carvão e ferro: a Inglaterra possuía, no século XVIII, grandes reservas de carvão e ferro que foram vitais para o progresso da indústria moderna.

A junção desses fatores possibilitou o desenvolvimento industrial na Inglaterra e, uma vez iniciada a indústria, grandes transformações aconteceram. A primeira grande mudança que a Revolução Industrial trouxe foi a desvalorização do trabalhador, pois as máquinas substituíram artesãos especializados e eram manejadas por qualquer pessoa. Isso fez com que o salário do trabalhador diminuísse.

A redução do salário era agravada pela preferência dos patrões em contratar mulheres e crianças, por serem menos propensas a revoltas e por receberem menos ainda que um homem adulto. Além da queda salarial, o trabalhador foi sujeito a uma carga de trabalho exaustiva e era comum que os trabalhadores fossem obrigados a trabalhar por 16 horas diárias. Essas condições degradantes para os trabalhadores ampliaram os lucros e enriqueceram os patrões:

Explicação:

Perguntas similares