(Ufrn 2013) As migrações internacionais são fluxos de populações que se deslocam dos países de origem para fixar residência em outros países. A história das migrações internacionais pode ser dividida em duas fases distintas: de 1830 a 1939 e de 1945 a 2005.
Observe o mapa seguir.
a) De acordo com o mapa, explique a diferença da dinâmica dos fluxos migratórios em relação à Europa, considerando os períodos em que ocorreram.
b) Explique, do ponto de vista econômico, por que o imigrante, na Europa, tem enfrentado problemas de discriminação.
Respostas
a) Entre 1830 e 1939, em razão de problemas socioeconômicos e guerras, a Europa era um continente de emigração, isto é, de saída de população rumo a América, África do Sul e Oceania. Entre 1945 e 2005, a situação se inverteu, pois a Europa tornou-se grande polo de imigração para populações provenientes da África, do Caribe e do Leste Europeu.
b) Durante décadas a Europa ocidental recebeu grandes levas de imigrantes oriundos de países subdesenvolvidos. A maioria dos imigrantes é explorada, sendo submetida a trabalhos de menor qualificação e remuneração. A discriminação e a intolerância étnica e religiosa contra os imigrantes são frequentes em vários países europeus, como França, Itália e Alemanha, mas acentuaram-se nos últimos anos com a crise financeira e a elevação do índice de desemprego.
Resposta:
a) Durante o século XIX até por volta de 1939, a
Europa foi a mais importante zona de repulsão
demográfica do globo, com a ocorrência de fluxos
migratórios para as Américas do Norte e do Sul, Ásia,
Oceania e África do Sul(emigração). Esses fluxos foram
estimulados pelo crescimento populacional. Diferentemente, após a Segunda Guerra Mundial, a Europa passou a ser uma zona de atração
populacional em decorrência de sua reconstrução
econômica.
b) O imigrante tem enfrentado problemas de
discriminação, porque, em vários países europeus, são
vistos pela população local como concorrentes no
mercado de trabalho por se submeterem a salários mais
baixos.