Respostas
Resposta:
Quando o inseto passa pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto, seu desenvolvimento é com a metamorfose completa. Quando do ovo sai uma ninfa, uma miniatura de adulto, porém sem asas ou com asas reduzidas é a metamorfose incompleta. A ninfa passa por mudas até atingir a fase adulta.
Metamorfose completa , podemos citar a metamorfose da borboleta. Esse animal eclode do ovo como uma larva, que se alimenta intensamente. Posteriormente, após algumas mudas, a lagarta entra em fase de pupa, isto é, ela fica presa no interior da crisálida (casulo). Nessa fase, não há alimentação e o animal sobrevive apenas de suas reservas acumuladas. Após algum período, ocorre a eclosão e o adulto alado está formado.
Na Metamorfose incompleta, a modificação é gradual e menos perceptível. Esse tipo de modificação pode ser observada em gafanhotos, por exemplo. Nesses animais, observa-se um estágio imaturo chamado de ninfa, em que o inseto não possui asas e seus órgãos reprodutivos são pouco desenvolvidos. Com o tempo, após mudas sucessivas, essas características vão surgindo até que temos um adulto com asas e pronto para a reprodução.