1. Qual o significado da expressão “Globalização”?
2. Como as informações chegam até você e sua família?
Respostas
Resposta:
1 -> Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica,social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.
2-> Não entendi muito essa mas .... GLOBALIZAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Para atender as exigências existentes na sociedade, influenciada pela globalização e pelo uso de novas tecnologias, os profissionais em formação devem ser preparados e qualificados para possuírem autonomia na tomada de decisões e incentivados a buscar sempre a aprender cada vez mais.
Não deixar de entender o que é tecnologia, pois a mesma não limita-se apenas a máquinas e programas. Veja um exemplo dado pelo Sr. John Daniel, Diretor Geral Adjunto da UNESCO, em uma apresentação em Bangkok:
“A questão examinada era a seguinte: como fazer com que as crianças cheguem à escola em uma região rural montanhosa da América Latina, quando moram muito longe e não é desejável que cheguem à escola cansadas? A resposta foi: conseguir alguns burros. Soubemos então, pelo UNICEF e UNHCR, que, de acordo com as diretrizes de aquisição das Nações Unidas, é muito difícil comprar burros. Essas diretrizes exigem especificações de rendimento, licitação, etc. Foi quando alguém teve uma inspiração: a solução era contratar os burros como consultores, o que não contrariava as regras das Nações Unidas. “ (DANIEL, 2003, p. 109 e 110)
Ele exemplificou que o uso dos burros para atender as crianças na América Latina é um pensamento amplo de uso das tecnologias para ajudar as pessoas a aprender, pois o uso dos burros é um tipo de tecnologia.
Assim, meu primeiro ponto é recomendar-lhes que pensem com amplitude sobre a tecnologia. Minha definição favorita de tecnologia é simplesmente esta: tecnologia é a aplicação conhecimento científico e de outro conhecimento organizado a tarefas práticas, por organizações compostas de pessoas e máquinas. (DANIEL, 2003, p. 110)
É importante formar cidadãos preparados para: conviver com a diferença, assim poderão adequar-se a pessoas com formação diferenciada em seus locais de trabalho; terem condições de saber fazer escolhas, para poderem participar e influenciar suas comunidades; aprenderem o resto de suas vidas, pois desta forma sempre se adequarão a mudanças e poderão determinar como viver neste mundo da globalização.