1. Escreva um texto explicando como as modernas tecnologias das Redes Mundiais favoreceram a rápida disseminação da nova doença COVID-19 que se iniciou em território chinês e hoje está espalhada pelos continentes do mundo.
2. Comente como as tecnologias globais serão capazes de diminuir o número de pessoas atingidas pela COVID-19 e até mesmo encontrar a cura.
Respostas
Resposta:
Boa tarde,
Sarahvitoria15
A resposta para a questão solicitada é:
Vamos contextualizar um fato ocorrido no ano de 1865, o Presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, foi assassinado no Teatro Ford em Washington D.C. pelo ator teatral John Wilkes, a notícia do seu assassinato levou 13 dias para chegar a Europa.
A rede das redes, ou simplesmente Internet, que é a maior rede de computadores do mundo, conectando mais de 5,1 bilhões de usuários, e o fenômeno da globalização tornou possível, transmitir uma informação, no caso da pandemia do COVID-19 que iniciou na China, a todos os continentes do mundo, não em 13 dias, mas em 13 segundos.
Os cientistas chineses divulgaram o sequenciamento genético do vírus, já existem 50 projetos que estão sendo desenvolvidos por empresas e institutos em todo mundo para achar uma cura, em apenas uma semana foram realizados 1,5 bilhões de testes para o vírus, em nove países.
Estamos passando pelo maior desafio na área da saúde pública de nossa história, a ciência e a tecnologia estão construindo conhecimento para o enfrentamento da doença, e na produção de informações de qualidade e seguras, combatendo as notícias falsas (fakenews).
Na China o Robô Amendoim está auxiliando pessoas em quarentena, por conta do coronavírus, entregando comida, e respondem a comandos de voz e podem conversar com familiares através de videochamadas.
“O tempo investido em estudos nos ajuda a definir a vitória sobre nossas batalhas”. Helgir Girodo.