Respostas
Resposta:
A evolução das plantas se deu, principalmente, após as alterações atmosféricas em decorrência da liberação de oxigênio pelos organismos autotróficos. Dessa forma, as primeiras espécies a colonizar o ambiente terrestre foram as briófitas e os musgos, e a principal característica que facilitou a colonização após a formação de organismos pluricelulares foi a formação de tecido epidérmico e de estruturas que garantiram proteção contra a perda de água e condições atmosféricas adversas.
No período Paleozóico, surgiram as primeiras plantas vasculares, que se desenvolveram a partir dos primeiros grupos vegetais que colonizaram o ambiente terrestre.
Há cerca de 400 milhões de anos, as plantas ancestrais passaram por diversos eventos de irradiação adaptativa, e se diversificaram nas diversas espécies que conhecemos atualmente. Esses eventos adaptativos foram fundamentais para a colonização do ambiente terrestre, de modo que diversos ambientes com condições adversas foram colonizados pelos vegetais.
Após o aparecimento de vasos condutores de seiva, as plantas evoluíram e surgiram espécies altas que constituíram as primeiras florestas, ainda no fim do período Devoniano.
A maior parte dos vegetais sobreviveu aos eventos de extinção do período Triássico, porém, as mudanças ambientais e atmosféricas podem ter acarretado mais eventos evolutivos, principalmente com relação à formação de flores e frutos, que aumentou exponencialmente a biodiversidade da flora terrestre a partir do período Cretáceo.
Além das mudanças morfológicas e fisiológicas ao longo dos eventos evolutivos, outro processo importante na evolução de vegetais é a reprodução e, indiretamente, a dependência de água para esse processo.
Algas e Briófitas
As algas, atualmente, são organismos pertencentes ao reino Protista. São seres autótrofos, dependentes de água ou de umidade em pelo menos um dos estágios do seu ciclo de vida.
Apesar da necessidade de água, as algas podem ser encontradas nos mais variados ambientes. As algas que evolutivamente deram origem aos vegetais são pertencentes ao grupo das clorofíceas. Sua reprodução ocorre em ambiente aquático e pode ser assexuada (sem variabilidade genética) ou sexuada (com variabilidade genética).
Explicação:
espero ter ajudado bons estudos