Dentre as reformas propostas por Sólon (594-591 a.C.) encontramos o regime censitáro. Essa proposta condiciona a participação política à renda do cidadão. Há uma importante diferença entre o regime censitário estabelecido por Sólon e o que se implantou na época da tirania de Pisístrato (561-528 a.C.), que imprimiu uma nova dinâmica à política ateniense, devido ao rápido desenvolvimento mercantil, verificado após a criação da moeda ateniense própria, o dracma.
Assinale a alternativa que indica essa mudança.
(A) Foram colocadas no mesmo plano a renda da terra e a do comércio, o que permitiu a participação, nos altos escalões do governo, dos comerciantes e armadores.
(B)Criou-se o Conselho dos Quinhentos, o Bulé, que iria contrabalançar o poder do Areópago, órgão tradicional aristocrático, que se restringiu às suas atribuições religiosas e judiciárias.
(C)Foi restaurada a escravidão por dívidas, favorecendo a dependência econômica dos pequenos e médios proprietários em relação à aristocracia rural.
(D)A diarquia foi definitivamente implantada, concedendo aos metecos o direito de eleger na Assembléia Popular o seu representante junto ao Areópago.
(D)Consolidou-se o monopólio político dos eupátridas, estabelecendo que as altas magistraturas e os cargos da administração seriam privativos dessa classe.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
alternativa correta
(a)
respondido por:
10
Resposta:
A
Explicação:
A reforma de Sólon manteve em Atenas o regime oligárquico, mas quebrou o monopólio do poder até
então exercido pelos eupátridas (aristocracia fundiária).
Ao equiparar a riqueza móvel (dinheiro) à riqueza imóvel (terra), Sólon associou os grandes comerciantes e
armadores (proprietários de navios) à nobreza tradicional, no controle sobre o governo de Atenas.
Obs.: O enunciado, que enfatiza superfluemente o governo de Pisístrato, dificulta bastante o entendimento
da questão
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás