• Matéria: Geografia
  • Autor: hugoportes
  • Perguntado 7 anos atrás

É sabido que o Engenheiro Ambiental deve conhecer não só o que caracteriza o lixo, mas também toda a legislação que envolve a destinação correta dos resíduos, buscando menor impacto social e ambiental. A gestão correta do lixo auxilia na diminuição desses impactos, assim como o uso de tecnologias e iniciativas que busquem melhorar o destino do lixo.

Sabendo das habilidades e competências de um Engenheiro Ambiental, determinada empresa, que faz recolhimento e descarte de lixo, procura uma firma de engenharia, buscando assessoria.

Com base nas expectativas do contratante e nos aspectos da personalidade profissional do Engenheiro Ambiental, elabore um plano de ação que relacione as ações a serem tomadas.

Anexos:

Respostas

respondido por: deuzianesilva
33

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

São dois os problemas centrais:  

O primeiro é relativo aos geradores de resíduos, que não têm informação – equivalente à primeira dica e o mais fácil de resolver. Há várias formas de levar essa informação até a população e os serviços públicos: campanha educativa, panfletagem, parceria com os líderes locais para divulgação e palestras. Todas essas ações podem ser executadas pelo Engenheiro e pela empresa. Estagiários podem ser contratados para executar o trabalho de porta em porta. Outra ação, de efeito mais duradouro, é a educação ambiental nas escolas, com material didático atrativo conforme a faixa etária (revistas em quadrinhos, cartazes, mascote, etc.) e gincana envolvendo coleta seletiva de lixo seco (jornais, papelão, garrafas PET) e doação para a comunidade do transbordo.

O segundo problema, referente ao lixo em si, é o mais complexo. A segunda dica, referente aos pátios, resolve boa parte do problema do resíduo orgânico: estimular a compostagem caseira ou outra destinação. Os estímulos podem ser meramente educativos ou até mesmo fiscais, com descontos nos impostos municipais. Algumas cidades na França estimulam a criação de galinhas com os restos de cozinha, sendo que a própria Prefeitura doa as aves. Estimular a criação de hortas caseiras ou comunitárias e feiras para a troca de produtos (ou até para a venda) já reduz o volume do lixo em dois terços. Ainda, o serviço público municipal deve adotar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

A terceira dica é criar uma cultura de responsabilidade socioambiental na administração pública, que seja estruturada em seis eixos temáticos fundamentados pela política dos 5 Rs: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais significativos. Como o próprio serviço público deve gerenciar e elaborar os relatórios técnicos, a destinação para a comunidade do transbordo é compulsória.

A quarta dica é referente ao próprio transbordo, que deve ser equipado para a separação de resíduos — que virão, por sua vez, cada vez com menos matéria orgânica e mais organizados, em função da campanha de coleta seletiva que está sendo feita. As consequências para a comunidade são visíveis por meio da nova fonte de renda advinda da venda do material reciclável. Uma vez que o RSU agora se destinará a esse ponto, e dali sairá muito menos de 1/3 do volume original, estará feita a economia de combustível para o transportador. Uma medida interessante será a transformação da comunidade do transbordo em Cooperativa de Recicladores do Transbordo, com reassentamento das famílias, cursos de capacitação e campanhas de saúde, conforme previsto na lei. Para que não haja prejuízo para o contratante, o Engenheiro Ambiental pode sugerir a criação de uma sociedade com a cooperativa, envolvendo a distribuição do material reciclado para a indústria.

Explicação:

respondido por: ambientalgestor
0

Primeiramente, todo o resíduo recolhido pelo caminhão deve ser analisado de forma gravimétrica, para que seja conhecido qual a proporção de cada tipo de resíduo é recolhido. Após esta compreensão, deve ser criado um plano para gerenciamento dos resíduos de forma geral, além de um plano de educação ambiental para informar a população sobre a importância da separação e destinação de resíduos.

Resíduos sólidos

Os resíduos sólidos existem em qualquer atividade humana, tendo em vista que todas as matérias-primas e produtos acabados precisam ser transportados após a sua extração ou beneficiamento para que cheguem em seus clientes.

Saiba mais sobre resíduos sólidos: brainly.com.br/tarefa/22070971

#SPJ2

Perguntas similares