• Matéria: Português
  • Autor: Facnelli
  • Perguntado 6 anos atrás

O fragmento a seguir, extraído das Memórias póstumas de Brás Cubas, apresenta uma cena em que Brás se reencontra com Virgília, sua antiga namorada, após a moça ter se casado com Lobo Neves:
 
Cerca de três semanas depois recebi um convite [...] para uma reunião íntima. Fui; Virgília recebeu-me com esta graciosa palavra: – O senhor hoje há de valsar comigo. – Na verdade, eu tinha fama e era valsista emérito; não admira que ela me preferisse. Valsamos uma vez, e mais outra vez. Um livro perdeu Francesca; cá foi a valsa que nos perdeu. Creio que nessa noite apertei-lhe a mão com muita força, e ela deixou-a ficar, como esquecida, e eu a abraçá-la e todos com os olhos em nós, e nos outros que também se abraçavam e giravam...
Um delírio.

Em relação à expressão Um delírio, que encerra o capítulo em questão, assinale a alternativa mais adequada para entender a função da linguagem presente nessa expressão.



a) 
trata-se de um exemplo clássico de função referencial, em que se valoriza a transmissão de uma informação de maneira precisa e objetiva.



b) 
trata-se de um caso de função conativa, pois estabelece um contato entre o narrador e o leitor, que é “convidado” a participar da narrativa.



c) 
trata-se de um exemplo de metalinguagem, por meio do qual o narrador explica minuciosamente as informações apresentadas no parágrafo anterior.



d) 
trata-se de um caso de função fática, em que – por meio dessa expressão típica da fala – a única intenção do narrador é testar o canal de comunicação.



e) 
trata-se de um exemplo de função emotiva, pois – pela seleção lexical – percebe-se uma avaliação claramente subjetiva do narrador em relação à valsa com Virgília

Respostas

respondido por: silvadeoliveira304
16

Resposta:

Alternativa (E)

Explicação:

A frase  Um delírio tem valor quase de interjeição e demonstra a satisfação de Brás Cubas ao dançar com Virgília. Por se tratar de uma impressão subjetiva do narrador, a ênfase da comunicação recai sobre o emissor, caracterizando a função emotiva.

Espero ter ajudado!!!

respondido por: WiallaFarias
0

A alternativa correta é a C, a expressão "delírio" remete a narração anterior do texto, constituindo um exemplo de metalinguagem.

Função Metalinguística

A função de linguagem metalinguística está centralizada no código, ou língua, onde um termo citado no texto é explicado no próprio texto. A esse procedimento dá-se o nome de metatexto.

O "delírio" mencionado no trecho do livro, equivale a valsa que fez os parceiros de dança, assim como os personagens Brás e Virgília, se esquecerem do mundo ao redor.

Entenda mais sobre função metalinguística aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/17083159

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares