Vários movimentos de rebelião popular ocorreram na história brasileira. Dois deles, Canudos e Contestado, foram muito relevantes nas primeiras décadas da república brasileira. Sobre o contexto e as características desses movimentos, todas as afirmativas estão corretas, exceto a:
a) Os dois movimentos referidos lutavam pela reforma agrária, contra o capital estrangeiro e pela nacionalização de empresas europeias e norte-americanas no país.
b) Possuíam também um caráter messiânico. Seus líderes se identificavam profundamente com interpretações religiosas de seus movimentos.
c) A repressão aos dois movimentos foi extremamente violenta. Segundo a ótica da república brasileira eram movimentos que ameaçavam a ordem e o progresso do país.
d) O jornalista e escritor brasileiro Euclides da Cunha acompanhou o confronto de Canudos. Sua obra, Os Sertões, traz uma descrição impressionante desse processo histórico.
e) Na região do Contestado, um dos principais motivos do conflito foi a concessão de amplas faixas de terras a companhias estrangeiras que construíram uma estrada de ferro e exploraram a madeira da região, expulsando os habitantes que lá viviam há muito tempo.
Justificativa:
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
14- B) A repressão aos dois movimentos foi extremamente violenta. Segundo a ótica da república brasileira eram movimentos que ameaçavam a ordem e o progresso do país. (lê-se melhores economicamente), Minas Gerais e São Paulo, decidiram os rumos da política nacional. Através de conciliações entre suas elites oligárquicas, revezaram-se na presidência do país, comprando a oposição e fraudando sucessivas eleições.
respondido por:
2
Resposta:
a incorreta é somente a B)
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás