1-Qual a importância do café para a economia do Brasil no início da República?
2-Explique de que maneira o café ajudou no processo de urbanização de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo:
3-Explique como se deu o desenvolvimento das indústrias nos centro urbanos do Brasil República
4-Quais eram as principais atividades industriais da época?
5-Explique o termo cultura do café:
Respostas
1-O café foi o principal produto individual de exportação brasileiro (e também o mais lucrativo) durante a Primeira República, sendo, além disto, a fonte do poder econômico que garantia a manutenção no poder das elites paulistanas, que tinham grande influência sobre os rumos da política nacional em todo o período.
2-Era o produto de exportação do Brasil para outros países, ou seja, girava a economia do país e por consequência acatava no desenvolvimento urbano e industrial
3-Esse produto liderava a exportação na época, seguido da borracha, do açúcar e outros insumos. O estado de São Paulo capitaneava a produção de café neste período e também determinava as diretrizes do cenário político da época.
4-Os principais tipos de atividades industriais do período estavam relacionados aos setores: têxtil (produção de tecido), de bebidas e de alimentos. ... Então, por vezes, o governo brasileiro priorizava o café, preterino
5-cafeeiro é uma planta de porte arbustivo de 2 a 4 m de altura, de crescimento contínuo, pertencente à família Rubiaceae a qual abrange mais de 10 mil espécies agrupadas em mais de 600 gêneros. ... (arábica) e o Coffea canephora (Conilon/Robusta), as quais são cultivadas, para fins comerciais da atividade industrial.