Questão 1. Sócrates introduziu uma novidade na discussão filosófica por meio do seu método constituído de duas partes. Considere as afirmativas a seguir e assinale a correta: (0,2)
Questão 2. Sobre Sócrates e o seu pensamento considere as afirmativas a seguir: I. Sócrates foi condenado à morte sob as acusações de corromper a mente dos jovens e não acreditar nos deuses da cidade. II. Sua filosofia se caracterizou pelos diálogos críticos, concebidos na ironia, que significa interrogação e na maiêutica, definida como a arte de dar à luz. III. Sócrates, sendo citado como o mais proeminente e conhecido pensador, deixou-nos diversas obras escritas. IV. A preocupação de Sócrates era em responder a pergunta: o que se mantém apesar das mudanças. Assinale a alternativa correta: (valor: 0.2)
Questão 3. Sobre Sócrates e a sua afirmação “Só sei que nada sei”, considere as assertivas a seguir: (0.2) I. Esse era o ponto de partida de sua própria sabedoria, baseada na busca incessante da verdade. II. Sócrates não era um professor que ensinava verdades, mas alguém que estimulava cada um a pensar por si mesmo. III. Guia-se pelo princípio de que nada sabe, e dessa perplexidade inicia a interrogação e o questionamento de tudo que parece óbvio. IV. Essa máxima socrática “Só sei que nada sei” surgiu enquanto ponto de partida para o filosofar.
Questão 4. O “Mito da caverna” (livro VII de A República de Platão) tem como pressuposto a teoria das ideias. Considera-se então que seja: I) uma metáfora, na qual Platão afirma ser a opinião o fundamento de todo o conhecimento, que deve ser comparada ao mundo inteligível, ou seja, trata-se de uma metáfora do conhecimento: o movimento da saída e a contemplação da luz significam o processo de aquisição do conhecimento; II) um relato do mundo inteligível como sendo constituído de ideias, que percebemos pela inteligência e no qual tudo é perfeito e imutável e por ser perfeito e inteligível é conhecido como mundo ideal. Portanto, Platão considera o mundo em que vivemos uma cópia do mundo ideal, mas imperfeita, que sempre muda e precisa ser melhorada; III) O Mito da Caverna pode ser dividido em três partes fundamentais: 1) descrição da cena inicial, a caracterização propriamente dita da imagem da caverna, a metáfora platônica da realidade sensível, do mundo em que vivemos. O homem condicionado e limitado, pelo seu modo de vida repetitivo, que não o deixa pensar por si próprio, só consegue ver as sombras; 2) Platão examina o processo de libertação do prisioneiro; 3) descreve à volta do prisioneiro à caverna, que representa o papel ético-político pedagógico do filósofo e não um mero ato contemplativo; IV) uma história, que simboliza a vida do homem como sendo constituída de matéria, percebida pelos sentidos e que se apresenta imutável e perfeita. Assinale a opção correta: (0.2)
Questão 5. No Mito da Caverna, Platão distingue dois tipos de conhecimentos, o sensível e o inteligível, identifique os elementos que se relacionam ao mundo inteligível: I. corresponde a caracterização propriamente da imagem da caverna, a metáfora platônica da realidade sensível, do mundo em que vivemos. O homem condicionado e limitado, pelo seu modo de vida repetitivo, que não o deixa pensar por si próprio, só consegue ver as sombras. II. corresponde ao mundo que está acima das aparências, no qual o homem contempla as ideias. III. corresponde ao que é percebido pelos sentidos, local da multiplicidade, do movimento. IV. diz respeito ao mundo das ideias, tudo é perfeito, eterno e imutável. Agora assinale a alternativa correta: (0,2)
me ajudem por favor (:
Respostas
respondido por:
8
1. letra "b"
2. e complementação do 1.que "b"
3."b"
4.a. uma metáfora.
5.letra "a"
analiadeandadejeremi:
pq não 6?
respondido por:
7
Resposta:
perguntas e respostas
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás