• Matéria: História
  • Autor: mariaflortonello
  • Perguntado 6 anos atrás

por meio desse site venho pedir amparo para um resumo sobre o assunto transição da idade antiga para idade media


Respostas

respondido por: native
1

Resposta:

Achei esse resumo, espero ter ajudado ❤

Explicação:

O fim da antiguidade é marcado pela queda do Império Romano do Ocidente, quando o último imperador romano é expulso por um rei Bárbaro. Roma enfrentava uma grave crise econômica e política, além dos escândalos de corrupção pelo governo. Tais crises ocasionaram o enfraquecimento tanto do governo quanto do exército. O Império, enfraquecido, ruiu após diversas invasões bárbaras. Então, inicia-se o período conhecido como Idade Média que vai do século V ao XV.

O período medieval era controlado pela religião e a igreja detinha de todo o poder político, sendo assim as obras arquitetônicas da época passaram a refletir isso. No período de transição entre a Antiguidade e a Idade Média do século III ao século VII, foi desenvolvida a Arquitetura Paleocristã. Ela reúne diversos elementos do mundo romano e adapta-as aos costumes cristãos, fazendo, desse modo, uma releitura da arte romana, o que caracteriza um novo período histórico. Nas igrejas o foco dos elementos não tinha finalidade estética, mas sim educativa, especialmente para analfabetos, por retratar passagens bíblicas e contar a história cristã através de imagens e representações (OLEQUES, 2013)

O objetivo na época era atingir o máximo de funcionalidade e economia de material e espaço, o que encaminhou a construções relativamente pequenas e de pequeno porte e o tipo de construção será determinado de acordo com a finalidade da mesma.

O império bizantino abrangeu as culturas de vários povos, principalmente os Romanos e Gregos, junto com a religião cristã.

Por ter uma cultura muito religiosa, os bizantinos criaram muitas construções religiosas e podem ser encontradas em diversas regiões do Egito à Rússia.

Perguntas similares