Respostas
O filme Central do Brasil (1998), dirigido por Walter Salles, conta uma longa viagem da senhora Dora (Fernanda Montenegro) e do menino Josué (Vinícius de Oliveira), a partir do Rio de Janeiro até o Nordeste do Brasil. O tema do filme não só é a viagem propriamente dita, mas também uma interpretação do amor.
A Dora é uma senhora solteira que se sustenta escrevendo carta para outros. Depois do trabalho, ela sempre conversa com a amiga sobre as cartas que escreveu no dia e rasga algumas que ela julga que não merecem ser enviadas. Ela acha que o mundo é um local cheio de mentiras e enganações. No entanto, na realidade, ela é um tipo de pessoa que não acredita que existia justiça e simpatia na vida real, e por causa da sua infância infeliz, ela se transformou em uma pessoa triste e amargurada. Porém, por dentro, é possível perceber um coração bondoso, isto é, os comportamentos delas são apenas para proteger esse coração frágil.
Até que um dia a Dora encontra a mãe do Josué, Ana, na Central do Brasil. Ana lhe pede para escrever uma carta para o pai do Josué, que mora no Nordeste. Dias depois, a mãe de Josué morre em um acidente de trânsito e o menino fica abandonado. Dora, então, resolve ajudar o Josué a voltar para casa do pai dele.
Logo após a tragédia, Dora pensa em vender o menino para ganhar dinheiro, mas por causa de sua consciência, ela deixa de fazer isso. Então, a personagem principal leva o menino para o nordeste e nessa viagem eles enfrentaram muitas dificuldades e aventuras. Apesar de um caminho cheio de problemas e descobrimentos, eles criam uma forte amizade. A partir dessa experiência, a personagem principal compreende que, apesar de a vida ser cheia de decepções e sofrimentos, não se pode deixar de acreditar na bondade.
O filme ilustrou de uma forma vívida a situação social do Brasil da época, do desenvolvimento da região sudeste, até a defasagem da região nordeste. O que é mais importante nesse filme, claramente, é a descrição do fenômeno das influências familiares na ética e moral de cada um. Josué trocou a visão da Dora e salvou a alma dessa mulher. A riqueza do tema e do conteúdo são os principais motivos que me fez gostar do filme. Espero que consigamos suportar o sofrimento da vida e, ao mesmo tempo, enxergar o lado bom da vida.