“Os deuses de fato existem e é evidente o conhecimento que temos deles; já a imagem que deles faz a maioria das pessoas, essa não existe: as pessoas não costumam preservar a noção que têm dos deuses. Ímpio não é quem rejeita os deuses em que a maioria crê, mas sim quem atribui aos deuses os falsos juízos dessa maioria. Com efeito, os juízos do povo a respeito dos deuses não se baseiam em noções inatas, mas em opiniões falsas. Daí a crença de que eles causam os maiores malefícios aos maus e os maiores benefícios aos bons. Irmanados pelas suas próprias virtudes, eles só aceitam a convivência com os seus semelhantes e consideram estranho tudo que seja diferente deles.” EPICURO. Carta sobre a felicidade (a Meneceu. Trad. de A. Lorencini e E. del Carratore. Sio Paulo: Editora da UNESP, 2002. P. 2627.
2. Com base na leitura desse trecho e considerando os outros elementos Contidos na obra citada, podemos afirmar que segundo a filosofia epicurista, o homem chega à felicidade por meio da ataraxia, que corresponde ao estado de tranquilidade da alma. Tal estado só é possível de ser alcançado se os homens deixam de temer a morte e os deuses. Uma vez que os deuses são indiferentes aos homens e existem somente em uma dimensão que não pode influenciá-los, a falsa crença de que os deuses 'causam os maiores malefícios aos maus e os maiores benefícios aos bom' cria no homem um estado de angústia, que o impede de chegar à ataraxia. Assinale a alternativa que melhor corresponde com essa afirmação:
( )Completamente correta
( )Parcialmente correta
( )Completamente errada
( )Parcialmente errada
Respostas
respondido por:
6
A afirmação está completamente correta.
Explicação:
Segundo a filosofia epicurista, o homem chega à felicidade por meio da ataraxia, que corresponde ao estado de tranquilidade da alma. Tal estado só é possível de ser alcançado se os homens deixam de temer a morte e os deuses. Uma vez que os deuses são indiferentes aos homens e existem somente em uma dimensão que não pode influenciá-los, a falsa crença de que os deuses “causam os maiores malefícios aos maus e os maiores benefícios aos bons” cria no homem um estado de angústia, que o impede de chegar à ataraxia.
A pessoa que elaborou a questão apenas copiou e colou o texto acima da questão (05) do seguinte: questões vestibular - Período helenístico - Fábio Mesquita
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás