Respostas
Resposta:
A Impressão 3D, também conhecida como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material.[1] Por não necessitar do uso de moldes e permitir produzir formas que não são viáveis em outros métodos de produção, tem algumas vantagens em relação a outras tecnologias de fabricação, como por exemplo a injeção de plástico, sendo mais rápida e mais barata para fabricação de pequenas tiragens.. Oferecem aos desenvolvedores de produtos a habilidade de num simples processo imprimirem partes de alguns materiais com diferentes propriedades físicas e mecânicas. Alguns modelos de impressoras industriais podem utilizar uma boa variedade de materiais e milhares de cores, permitindo criar protótipos com boa precisão, aparência e funcionalidades dos produtos.[2]
COMO FUNCIONA?;
As impressoras 3D estão conquistando seu espaço no mercado tecnológico, apresentando cada vez mais, mais novidades, como a impressão de brinquedos, anunciada pela Mattel no início desta semana, e a fabricação de tecidos humanos, que no futuro poderá ajudar pacientes que precisam de um implante, também anunciada nesta semana, por Cientistas do Instituto de Medicina Regenerativa Wake Forest.
O que poucos sabem é que este tipo de tecnologia já é antiga e só ficou conhecida pela grande maioria das pessoas há uns dois anos. Neste artigo nós iremos falar sobre a história das Impressoras 3D, como elas surgiram, a sua evolução, além de explicar para que servem e o modo de funcionamento. Traremos ainda algumas curiosidades ligadas a estas máquinas revolucionárias.
RELACIONADO
Costelas são fabricadas a partir de impressora 3D
TECNOLOGIA
Costelas são fabricadas a partir de impressora 3D
Para começar, vamos explicar para que servem as famosas impressoras 3D. O processo de impressão 3D pode ser utilizado para diversas finalidades, sendo que sua maior vantagem é a rapidez e o baixo custo das peças desenvolvidas. Este sistema permite a criação de qualquer objeto, desde um brinquedo a uma ferramenta industrial. Antes da impressora 3D, para se produzir um protótipo, era preciso modelar a peça manualmente, para depois fazer um molde. Este processo é tão trabalhoso quanto fabricar a versão final do produto.
Mas, o processo de impressão tridimensional não precisa ser utilizado apenas por indústrias e pela ciência, já existem modelos domésticos, que podem te ajudar a fabricar peças utilizadas em casa, como copos, escorredor de pratos, ou mesmo um enfeite novo para a sala.
Como funciona?
A impressão 3D, ou Fused Deposition Modeling (FDM) (modelagem por fusão e depósito) funciona basicamente através da adição de camadas sobrepostas. Os objetos são impressos camada por camada até ser moldado a forma final. Para se criar um objeto a ser impresso em 3D, ele deve ser desenvolvido em um computador.
Após criar o modelo tridimensional é necessário inseri-lo no software da impressora. O criador ainda deve definir as dimensões da imagem. O software da impressão irá compilar todos os dados e sistematizar em várias camadas. Em seguida inicia-se a impressão. Nesta etapa o injetor de matéria esquenta e suga um filete plástico que está na bobina. Na medida que o material derrete, ele é injetado em uma base, que se movimenta em dois eixos e cria as camadas. O processo então é feito camada por camada, desta forma, quando uma fica pronta, outra se inicia até que o objeto fique totalmente pronto.
COMO É USADA?
Basta criar , um objeto tridimensional e colocá-lo na impressora
Os bureaus de impressão 3D tem se popularizado cada vez mais como centros de compartilhamento de soluções especializadas em manufatura aditiva. Há dois modelos hoje em voga, sendo (i) empresas pequenas que utilizam ferramentas digitais para recebimento dos arquivos dos modelos 3D, imprimem em plástico por deposição e enviam as peças prontas pelos correios ou (ii) empresas maiores que recebem os clientes em seus espaços e oferecem uma ampla gama de serviços como modelagem 3D, impressão por meio de diversas tecnologias e materiais e acabamento profissional.
Explicação:
Se estiver muito grande , sorry :>