Respostas
Resposta:
Turnaround e reestruturação financeira em momentos de crise
Finanças Tomada de decisão ArtigosPublicado em: 26 de março, 2020 | Atualizado em: 07 de maio, 2020
Endeavor Brasil
Endeavor Brasil
A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.
Confira os insights da Mentoria Coletiva realizada dia 25/3, exclusiva para Empreendedores Endeavor sobre o processo de reestruturação financeira, em resposta aos efeitos da recessão econômica. O conteúdo é parte de uma trilha de apoio especial para empreendedores apoiados navegarem pela crise.
Neste momento, transparência e clareza das situações são fundamentais. É preciso transmitir legitimidade de propósito aos seus stakeholders, buscar alternativas possíveis e implementar as medidas de maneira correta e ética. Seja racional.
O cenário é de ajuste tático e estratégico para todas as companhias do mercado e ninguém está imune a essa crise.
Será preciso fazer reestruturações financeiras e operacionais para passar pela turbulência que não temos clareza de quando será o fim. A reestruturação financeira é uma condição de contorno para que sua empresa consiga fazer a reestruturação operacional e sobreviver.
Nesse contexto, a reestruturação operacional será a etapa mais difícil, por isso o primeiro passo é fazer uma boa reestruturação financeira.
Diagnóstico financeiro:
Analise a estrutura de capital, especialmente dívida. A dívida alta é mais evidente, pois seu custo pressiona o fluxo de caixa. Mas, para entender o tamanho do problema, é preciso estimar o impacto das dívidas no caixa ao longo tempo.
Nesse momento em que as companhias estão sofrendo com o cumprimento das obrigações de pagamento, haverá maior necessidade de capital de giro.
Diagnóstico operacional:
É necessário um ajuste tático e estratégico, analisando a capacidade de geração de caixa da empresa. O ajuste tático deve ser feito agora e se tornará estratégico no médio prazo.
Você deve pensar em dois blocos distintos:
Cenário de guerra: Quem está nessa cadeia de valor, está sofrendo de queda de demanda e da incerteza em relação à duração dessa crise. Como há incerteza, todos os stakeholders estão se protegendo, o que está levando a um agravamento muito rápido do equilíbrio.
Aqui, você deve tomar medidas que mantenham sua empresa preparada para atingir competitividade no pós-guerra. Ou seja, entender como lidar com as despesas imediatas e entender questões estratégicas necessárias para uma retomada. Todas as medidas tomadas serão transitórias.
Cenário do pós guerra: cenário em que a incerteza diminui e você consegue inferir melhor sobre as decisões estratégicas de longo prazo a serem tomadas no seu negócio.
Pode ser necessário tomar medidas drásticas, mas lembre-se de que elas vão durar um período limitado de tempo.
Análise de fluxo de caixa em momentos de crise:
Faça análise do seu fluxo de caixa de 6 meses e 12 meses, para médio prazo, e diário e semanal, para curto prazo.
Faça testes de sensibilidade de acordo com os possíveis cenários. As suas projeções devem considerar os diferentes cenários.
Fonte: Sequoia: The matrix for COVID-19
Veja também o material sobre geração de caixa durante a crise
Ajuste da estrutura da empresa pela queda de consumo para equalizar novamente sua margem
Hierarquize os altos gastos da sua empresa e entenda onde é viável fazer acomodações para economizar custos.