Respostas
Resposta:
Já faz um tempo que a arte hiper-realista vem aparecendo nos grandes museus ao redor do mundo. No Brasil, o artista australiano Ron Mueck já teve suas obras expostas, há alguns anos, no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro.
Esse movimento começou em 1950, com os artistas americanos George Segal, Duane Hanson e John De Andrea. A sociedade estava passando por um momento turbulento em que as pessoas buscavam “a verdade”, uma arte que mostrasse somente a realidade.
Porém, só foi reconhecido como um movimento artístico em 1973, quando um curador belga chamado Isy Brachot realizou uma exposição chamada “Hyperrealism” em sua galeria de arte em Bruxelas. A mostra contava somente com obras exageradamente realistas.
Mas podemos considerar que essa busca pelo real sempre esteve presente na história da humanidade — e um exemplo disso é a arte renascentista.
Hoje, no museu The Kunsthal, em Rotterdam, é possível visitar a exposição Hyperrealism Sculpture, concebida por 28 diferentes artistas. Seu objetivo é mostrar réplicas humanas perfeitas.