Respostas
Metáfora. Do latim metaphora, ae, transporte. É a mudança do sentido comum de uma palavra por outro sentido possível que, a partir de uma comparação subentendida, tal palavra possa sugerir.
Costuma-se distinguir a metáfora pura da metáfora impura. Metáfora impura: aquela em que os dois termos de comparação vêm expressos. Metáfora pura: aquela em que não está presente nenhum termo de comparação.
Esquematizando:
Essa mulher é perigosa qual uma cascavel = comparação.
Essa mulher é uma cascavel = metáfora impura.
Convivo com uma cascavel = metáfora pura. (1)
Aristóteles (Poética) cunhou a fórmula universal: "a metáfora é o aporte de um outro nome... segundo a analogia". Isto se aplica ao ato de falar que "aporta" em sentido figurado mental um nome para denominar alguma coisa. Aristóteles descreve o poder de fazer metáforas de modo supreendente: "isto não pode ser aprendido dos outros"; é o sinal da "vocação de detectar a semelhança (na diferença)". Aqui o grego se encontra com "a capacidade inata do gênio" de Kant. (2)
Figura retórica pela qual se faz uma comparação, utilizando-se uma palavra que denota uma coisa para representar uma qualidade definidora de outra. Segundo a definição de Aristóteles, a metáfora é uma "palavra usada com um sentido alterado". Ex.: uma raposa política; uma flor de pessoa; um mar de lama no palácio". (3)