Texto
Vik Muniz (1961) é um artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor, é conhecido por usar materiais inusitados em suas obras, como lixo, açúcar e chocolate. Vik Muniz (Vicente José de Oliveira Muniz) (1961) nasceu em São Paulo, no dia 20 de dezembro de 1961. Formou-se em Publicidade na Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, em São Paulo. Em 1983, mudou-se para Nova York. A partir de 1988, começou a desenvolver trabalhos que faziam uso da percepção e representação de imagens usando diferentes técnicas, a partir de materiais como o açúcar, chocolate, catchup, gel para cabelo e lixo.O trabalho realizado entre 2007 e 2009 consistia em retratar a vida dos catadores em um dos maiores aterros sanitários do mundo. O artista fotografava os protagonistas e, depois, com o próprio lixo reciclável, transformava a imagem em uma obra extraordinária, num cenário que, para muitos, poderia ser desesperançoso. Toda a trajetória desse trabalho tornou-se um documentário que ganhou prêmios de público nos festivais de Sundance e Berlim em 2010, e chegou a ser indicado ao Oscar em 2011. O documentário mostra a vida difícil dos catadores que dependem do lixo para sobreviver e também chama a atenção para os problemas sociais, ambientais e das condições de trabalho.
Leia o texto acima sobre Vik Muniz e responda a questão. a) Quem foi Vik Muniz? O que ele gostava de retratar? E qual foi o resultado de suas obras? *
Respostas
Resposta:
quem foi vik munis?
Explicação:
Um artista plástico brasileiro radicado nos Estados Unidos, ele eh conhecido por usar materias inusitados em suas obras; como lixo, açucar, chocolate, ferro e etc...
Vik Muniz é famoso por seus trabalhos célebres e diferentes.
O artista brasileiro faz parte do grupo da arte efêmera, por utilizar recursos orgânicos em suas obras, como lixos, mantimento, chocolate, açúcar, gel.
O trabalho de Vik Muniz é provocativo e traz críticas ao consumismo selvagem e à vida baseada no Capitalismo.
Vik Muniz, ao usar materiais do dia a dia e que, muitas vezes, são banalizados pela sociedade, traz uma mensagem de reflexão e conscientização do homem perante o mundo.
Muito engajado socialmente, Vik participou como fotógrafo de documentários sobre a vida dos catadores de lixo nos aterros do Brasil. Seu trabalho foi reconhecido ao expor como a vida dos trabalhadores acontece e quais são os reflexos disso ao meio ambiente e recebeu vários prêmios pela reportagem fiel à realidade.
Para saber mais sobre Vik Muniz: