Conto : O ganso de ouro
Qual o trecho que representa o clímax?
Quantos personagens aparecem no conto? Escreva quais são eles:
Qual é o final do conto? Transcreva o desfecho do enredo, ou seja, da história:
Você concorda com o final desse conto? Justifique sua resposta:
Respostas
Olá, tudo bem?
o exercício é interpretação de texto
Para bem interpretar um texto você deve conhecer as linhas e entrelinhas que o autor escreveu.
Leia as perguntas primeiro, para se focar na hora de ler o texto, depois faça uma lida mais devagar para pegar as palavras desconhecidas e procurá-las no dicionário, leia o texto quantas vezes achar necessário. Faca um resumo do texto como se estivesse explicando para alguém ou para você mesmo. Converse com os outros sobre o texto.
Quando estiver neste ponto, pronto, está apto a fazer uma interpretação de texto.
vamos ao exercício
qual o texto que representa o clímax
Pouco depois, Zé Palerma chegou a uma cidade onde havia um rei que governava e a cuja filha ninguém jamais conseguira fazer rir. O rei, portanto, havia decretado que só a daria em casamento a quem conseguisse esse prodígio.
Zé Palerma, ao saber disso, foi-se apresentar, levando consigo o ganso e toda a comitiva; quando a princesa viu os sete grudados um no outro, correndo como bobos atrás do ganso, rompeu numa gargalhada sem fim.
Então Zé Palerma pediu-a em casamento, mas o rei não gostou daquele tipo de genro; opôs-lhe um mundo de dificuldades, dizendo que teria antes de trazer-lhe um homem capaz de ingerir todo o vinho contido na adega cheia de barris.
Zé Palerma lembrou-se logo do anãozinho o qual, certamente, viria em seu auxílio. Foi à floresta, no lugar onde derrubara a árvore e viu lá um homem sentado, com uma expressão desconsolada. Zé Palerma perguntou-lhe o que o afligia tanto e o homem respondeu:
- Tenho uma sede imensa e não posso dessedentar- me; não suporto água pura e já bebi um barril cheio de vinho; mas que é uma gota para um ferro em brasa?
- Eu te ajudarei a matar a sede, - disse Zé Palerma; - vem comigo, terás com que matar a tua sede.
Levou-o à adega do rei e o homem atirou-se avidamente aos barris e bebeu, bebeu tanto que chegaram a doer-Ihe as costas, e, antes que findasse o dia, tinha liquidado todo o vinho da adega.
Zé Palerma voltou ao rei, reclamando a noiva; mas o rei encolerizou-se ao pensar que esse tonto levaria a filha para com ela se casar, e então impôs novas condições. Antes de receber a princesa, teria de trazer-lhe um homem capaz de comer uma montanha de pão.
Zé Palerma não hesitou; dirigiu-se logo à floresta e, no mesmo lugar, encontrou um homem que estava a apertar a cinta com uma correia e, de mau humor, ia resmungando:
- Comi uma fornada inteira de pão, mas que adianta isso com a fome que me devora? Meu estômago continua vazio e não tenho outro remédio senão apertar cada vez mais a cinta até morrer.
Muito contente com isso, Zé Palerma disse-lhe.
- Anda, vem comigo, terás com que saciar tua fome.
Levou-o à corte do rei; este havia mandado buscar
todo o trigo que existia no reino para fazer uma montanha de pão; mas o homem da floresta, colocando-se diante da imensa montanha, pôs-se a comer, a comer, a comer, e, antes de findar o dia, nada mais restava, nem mesmo uma migalha daquele pão todo.
Zé Palerma pediu pela terceira vez a mão da princesa, mas o rei encontrou outra escapatória. Ordenou que lhe trouxesse um navio que tanto andasse no mar como em terra.
- Se me apareceres num tal veleiro, - disse o rei; - terás imediatamente a mão de minha filha.
Zé Palerma saiu a correr rumo à floresta e encontrou o velho anãozinho com quem repartira a broa e o vinho; este disse-lhe:
- Comi e bebi por ti, agora te darei também o navio. Faço isto porque foste bondoso e compassivo para comigo.
Então, deu-lhe o navio que tanto andava por mar como por terra e, quando o rei o viu, foi obrigado a conceder-lhe a mão da filha.
quantos personagens aparecem no conto?
Zé Palerma, A mãe e o pai de Zé Palerma, seus dois irmãos, o anãozinho, o ganso de ouro, o hospedeiro, suas três filhas, o padre, o sacristão,os dois camponeses, o rei , a filha do rei, o homem que bebeu todo o vinho, o homem que comeu todo o pão. Ao todo são 19 personagens.
qual é o final do conto
O rei é obrigado a dar a sua filha em casamento a Zé Palerma e quando o rei morreu, Zé Palerma herdou o trono e "reinou longos anos junto com a esposa, muito felizes e contentes."
você concorda com o final deste conto
Concordo em partes, queria ver a família de Zé Palerma sendo castigada.
Saiba mais sobre interpretação de texto, acesse aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/25594491
Sucesso nos estudos!!!
Resposta:
você concorda com o final desse conto justifique sua Resposta