ME AJUDEM POR FAVOR
ME AJUDEM POR FAVOR
1) Considere os trechos I e II:
I. “Segundo Márcia Sant’Anna, diretora do Departamento do Patrimônio Imaterial do IPHAN, ‘o registro do samba de terreiro, do partido alto e do samba-enredo no Rio de Janeiro se insere num projeto, de âmbito nacional, de reconhecimento e valorização das formas de samba que constituem referências culturais fundamentais da população brasileira’. Esse trabalho teve início com o registro do Samba de Roda do Recôncavo baiano, em 2004, e deverá abranger ainda o samba de coco nordestino, o tambor de crioula do Maranhão, o samba rural paulista e outras formas tradicionais dessa forma de expressão tão brasileira. ”
II. “Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, [...] portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira [...]”.
Desde a instituição oficial das políticas brasileiras de preservação do patrimônio, na década de 1930, até os recentes debates sobre a proteção de formas de expressão da cultura (o chamado patrimônio imaterial), o foco central das discussões tem sido a questão da memória e das identidades nacionais. Porém, nesses dois momentos históricos, as formas de apoio oficial a manifestações artístico-culturais, como o samba, refletem duas posturas distintas.
A partir dos trechos (I e II) e das informações acima, responda as questões:
a) A que grupos formadores da sociedade brasileira está associada a política do IPHAN, indicada na notícia?
b) Quais aspectos culturais materiais e imateriais da sua região tem influência afro-brasileira?
2) Qual era a proposta do grupo Teatro Experimental do Negro (1944-1968)?
a) ( )Protestar pela ausência do negro nos palcos brasileiros.
b) ( )Defender a prisão de atores de teatro brancos.
c) ( )Defender a pintura das fachadas de teatro de cor preta.
d) ( )Exigir a expulsão dos brancos do teatro no Brasil.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
a)A política do IPHAN está associada às camadas mais baixas da sociedade brasileira, como afrodescendentes, população
rural paulista e a população sertaneja do
norte e nordeste do país. Tal política reflete também a preocupação de grupos da
classe média em resgatar e valorizar as
diversas formas de expressão da cultura
popular, tais como historiadores, músicos
e antropólogos.
b) o candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos orixás, da qual surge a umbanda;
a capoeira, uma dança-luta praticada pelos antigos escravos criada no Brasil;
a culinária, com vários temperos e pratos típicos, como o vatapá, o caruru e o acarajé.
2)a) Protestar pela ausência do negro nos palcos brasileiros.
espero ter ajudado!
Explicação:
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