• Matéria: História
  • Autor: mvinileal
  • Perguntado 9 anos atrás

como se poderia definir a " longa espera" no processo histórico latino-americano do século xix e qual conflito político e ideológico se destacou nesse contexto?

Respostas

respondido por: tamyoliveira
86
 A Ibero-Américano  reproduziu, em termos gerais , os conflitos ideológicos entre liberais  e conservadores , mas com diferenças mais profundas . Na falta de uma ascendência nobre da segmento mais elevados os conservadores mantiveram um víniculo  maior  com a tradiçãp católica, enquanto os liberais tinham uma identificação mais próxima do iluminismo. Porém , em alguns estados , houve outras caracteríticas .
Mas a Ibeto-América também deve ser compreendida no aspecto  de seus estados relativamente  extensos (se comparados com a Europa ) , com grande diversidade regionale uma  rede de ligações quase inexistente. Por isso , esses estados não eram estados-nação. A transformação em nações  ( a partir dos estados políticos ) se deu  ao longo do século XIX , com sucesivos conflitos internos e externos .
 Espero ter ajudado  ^^
respondido por: EduardoPLopes
11

A "longa espera" é o nome dado ao período (entre as décadas de 1810 e 1870) em que o sistema político na América Latina construiu as suas bases, nos diferentes países.

Superficialmente, todas as ex-colônias espanholas formaram Repúblicas, mas estas Repúblicas eram 'de um tipo estranho', em que existia, por exemplo, a instituição da 'presidência vitalícia e hereditária', a existência da instituição da escravidão (algo que é contrário ao ideal republicano de igualdade, liberdade e fraternidade) e controle oligárquico do poder.

Foi no decorrer destas décadas, e no conflito político-ideológico entre o federalismo, republicanismo e autoritarismo político, que se construíram o que depois viriam a ser 'repúblicas de verdade'.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/19600022

Anexos:
Perguntas similares