Às vezes, ao abrir um refrigerante, percebe-se que uma parte do produto vaza rapidamente pela extremidade do recipiente. A explicação para esse fato está relacionada à perturbação do equilíbrio químico existente entre alguns dos ingredientes do produto de acordo com a equação: A alteração do equilíbrio anterior, relacionada ao vazamento do refrigerante nas condições descritas, tem como consequência a: *
5 pontos
a) Formação de uma quantidade significativa de H2O.
b) Elevação da temperatura do recipiente.
c) Elevação da pressão interna do recipiente.
d) Elevação da concentração de CO2 no líquido.
e) Liberação de CO2 para o ambiente.
Respostas
Resposta: e) liberação de CO₂ para o ambiente.
Explicação:
Alternativa E
Ao abrirmos a lata de refrigerante, a parte do produto que extravaza é o CO2, liberado no ambiente devido à elevada pressão interna da lata no momento imediatamente anterior à abertura. Quando essa ocorre, as pressões interna e externa se igualam.
Como há saída de CO2, segundo o princípio de Le Chatelier, o caminho da reação será deslocado no sentido de formar mais CO2 - portanto, o equilíbrio será deslocado para a esquerda. Como a lata estará aberta, o CO2 formado continuará sendo liberado no ambiente, por isso a alternativa E.
No entanto, uma dúvida quanto à alternativa A poderia surgir, uma vez que, como o equilíbrio será deslocado para a esquerda, haveria também a formação de água. Isso de fato ocorre, mas o que torna a alternativa inválida é o fato de que a quantidade de água líquida não se altera com a abertura da lata, apenas há a conversão do volume do ácido carbônico (aquoso) em água e CO2.