• Matéria: Filosofia
  • Autor: tiagobotega1
  • Perguntado 6 anos atrás

2 - Com o avanço das Ciências, a Filosofia passou a preocupar-se com as diferenças entre o conhecimento obtido pelo método científico ou pelo senso comum. Enquanto as afirmações do senso comum partem de um conhecimento particular, que muitas vezes não pode ser validado se relacionado com outras pessoas, e estão vinculadas ao ponto de vista individual, a ciência pretende estabelecer um conhecimento geral a partir de experimentos que possam ser comprovados. As conclusões científicas podem ser testadas, pois uma pesquisa deve registrar e tornar públicos os métodos que foram utilizados e os procedimentos realizados a fim de que qualquer pesquisador possa repetir seus passos. Sobre as características do senso comum e da ciência, assinale a alternativa INCORRETA. *
10 pontos
O senso comum é subjetivo, isto é, exprime sentimentos e opiniões individuais e de grupo, variando de uma pessoa para outra, ou de um grupo para outro; o conhecimento científico é objetivo, isto é, procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas.
O senso comum julga útil o que dá prestígio, fama, poder e riqueza; a ciência "desconfia" da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade.
O senso comum é, sim, uma "visão de mundo", fragmentária e, por vezes, até contraditória, mas a teoria científica é um sistema ordenado e coerente de proposições ou enunciados.
Enquanto no senso comum o homem busca os princípios lógicos que regem o pensamento coerente; a ciência afirma que, pela magia, o homem pode libertar-se do medo e das superstições.

Respostas

respondido por: jn966003
1

Resposta:

Enquanto no senso comum o homem busca os princípios lógicos que regem o pensamento coerente; a ciência afirma que, pela magia, o homem pode libertar-se do medo e das superstições.

Perguntas similares