Respostas
Resposta:
O aço é uma liga formada principalmente pelos elementos ferro e carbono, já o aço inoxidável é uma liga de ferro e cromo, podendo conter também níquel, molibdênio e outros elementos. Esse tipo de aço contém aproximadamente 11% de cromo, e é justamente por isso que se torna resistente à corrosão. Essa característica torna o aço inoxidável superior ao aço comum, as propriedades físico-químicas como a alta resistência à oxidação atmosférica o torna especial para várias finalidades.
O cromo permite a formação de uma película finíssima de óxido de cromo sobre a superfície do aço, que é impermeável e insolúvel nos meios corrosivos usuais. A corrosão é uma reação que ocorre entre os aços comuns e o oxigênio, levando a formação de uma camada porosa de óxido de ferro, mais conhecida como “ferrugem”. A película formada pelo cromo não deixa que essa camada porosa se forme, ela impede que o ferro presente na liga entre em contato com o oxigênio do ar.
O aço é facilmente corrosivo por ação química ou eletroquímica, pois o próprio meio ambiente o danifica, por isso está sendo substituído pelo aço inoxidável, mais conhecido por aço inox. Além disso, possui propriedades como resistência à corrosão e a capacidade de compor peças higiênicas e estéticas fazem do aço inoxidável um material muito atrativo para diversos fins. Veja algumas das propriedades do aço inox:
• Possui um forte apelo visual (modernidade, leveza e praticidade);
• É resistente a altas temperaturas;
• Permite acabamentos superficiais e formas variadas, o que o faz ainda mais atrativo;
• É possível moldá-lo, pois possui resistência mecânica adequada;
• Facilidade de limpeza, pois a baixa rugosidade superficial faz com que objetos de aço inox sejam mais facilmente higienizados