Respostas
Resposta:
De acordo com o Mito da Caverna, descrito por Platão, havia algumas pessoas aprisionadas em uma caverna desde a infância. Esses viviam com os braços, pernas e pescoços acorrentados, visualizando apenas as suas sombras, projetadas na parede ao fundo da caverna.
Atrás deles havia uma fogueira, na qual homens passavam perto transportando objetos e fazendo gestos. Esses refletiam em sombras (distorcidas) para os que estavam ali dentro e era o conhecimento que tinham.
Logo, um dos prisioneiros conseguiu ser liberto e saiu para o mundo exterior, sendo surpreendido com a nova realidade.
Contudo, a luz solar ofuscou a visão do ex-prisioneiro, fazendo-o querer retornar a caverna. Entretanto, ele se acostumou com as novidades e a infinidade fora do mundo em que habitava. Foi quando ele percebeu que as sombras que via era apenas uma cópia imperfeita da realidade que acreditava.
Desse modo, ele poderia fazer duas coisas: Voltar a caverna e libertar os demais colegas prisioneiros ou permanecer vivendo a sua liberdade.
A consequência da primeira opção poderia ser rotularem-o como louco e o atacarem, mas poderia ser uma atitude necessária, por ser o mais justo a se fazer.
Explicação: