O sistema educacional brasileiro, no século XIX, após a multiplicação dos liceus, estava à mercê da burguesia, sobretudo a masculina. As mulheres não tinham muito espaço e, quando o tinham, poderiam acessar um modelo específico de educação. Sobre o modelo de educação para mulheres no segundo reinado, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Tratava-se de um modelo tecnicista, o que as preparava para o universo do trabalho.
Alternativa 2:
Nas capitais brasileiras, surgiram estabelecimentos especializados na educação feminina.
Alternativa 3:
O modelo previa uma educação doméstica, em que eram ensinados ofícios para o matrimônio.
Alternativa 4:
Tratava-se de uma educação religiosa, que agregava os ensinos de retórica, gramática e oratória.
Alternativa 5:
Nas capitais, as mulheres podiam acessar o mesmo tipo de educação masculina, apenas estudando em colégios específicos para o público feminino.
Respostas
Resposta:
Alternativa 4 - Tratava- se de uma educação religiosa........
Resposta:
Alternativa correta: 5
Explicação:
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO, Unidade III, página 162:
"Estabelecimentos de ensino especializados na educação feminina surgiram nas capitais brasileiras no segundo reinado. Mas a subordinação à vida doméstica continua até hoje a ser uma atribuição imposta à mulher. A educação pública brasileira, então, se desenha como um projeto lento e que, por vezes, o próprio Estado parece se ausentar da responsabilidade, deixando explícito a quais interesses se destina desde o processo de desembarque português nas novas terras tropicais: à classe burguesa. À margem dessas relações, historicamente, estão indígenas, pessoas negras e mulheres, evidenciando o descompasso que se arrastou e se arrasta tanto no universo educacional como nos demais espaços sociais e de disputas."