• Matéria: Química
  • Autor: fiorentimlemes
  • Perguntado 6 anos atrás

A) de acordo com uma reportagem,as plantas transgênicas sao produzidas apenas pela manipulação humana? Explique
B) por que o pesquisador chama as bactérias de seres promíscuos?

Respostas

respondido por: 4544236222
52

Resposta:A;RESUMO

Este trabalho aborda tópicos relacionados com plantas transgênicas, também chamadas de Organismos Geneticamente Modificados, alimentos derivados delas e segurança alimentar. As biotecnologias modernas são ferramentas de grande potencial de reprogramação dos seres vivos. Contudo, o maior problema na análise de risco destes organismos gerados pela biotecnologia é que seus efeitos não podem ser previstos em sua totalidade. Os riscos à saúde humana incluem aqueles inesperados, alergias, toxicidade e intolerância. No ambiente, as conseqüências são a transferência lateral de genes, a poluição genética e os efeitos prejudiciais a organismos não-alvo. O princípio da equivalência substancial, até agora utilizado, deveria ser abandonado em favor de um cientificamente embasado. Com a aprovação em janeiro de 2002 do Protocolo Internacional de Biossegurança, o princípio da precaução foi estabelecido como básico e a rotulagem tornou-se obrigatória. A percepção pública obriga empresas e cientistas a um maior uso da ciência na análise de risco antes do consumo destes alimentos.

Termos de indexação: alimentos transgênicos, análise de risco, biossegurança, princípio da precaução, segurança alimentar.

B;A pequena, ordinária e acima de tudo promíscua Escherichia coli está tendo seus 15 minutos de fama graças a um conjunto de mutações que produziu a cepa letal da Europa. Mas, antes de aprontar a maldade com seres humanos, a bactéria teve de aguentar calada muito desaforo.

A E. coli, como é conhecida, é o principal organismo de pesquisa biotecnológica. Ela tem seu DNA manipulado sem dó para produzir insulina e outras drogas de interesse da humanidade.

É cultivada e vendida aos bilhões a laboratórios. É usada em testes de contaminação de água por fezes (daí a palavra "coliforme fecal"). E seus cromossomos, picados e emendados, permitiram sequenciar o genoma humano.

Essa versatilidade se deve, entre outras coisas, à promiscuidade da E. coli. Por meio de um anel de DNA, o plasmídeo, que salta de bactéria a outra, a E. coli pode contrabandear material genético a bactérias que não são parentes e incorporar genes de outros organismos, como vírus.

Esse mecanismo é chamado transferência horizontal de genes, e é a base da moderna indústria da biotecnologia (que nos deu vacinas e alimentos transgênicos).

Mas a mesma "personalidade" que a torna útil aos geneticistas cria cepas virulentas, como a que causou um surto nos EUA em 2006 e o da Europa neste ano. A E. coli absorve facilmente por transferência horizontal genes resistentes a antibióticos e genes de produção de toxinas.

A análise genômica da linhagem que assusta a Europa também mostrou que ela resiste ao telúrio, elemento usado como antimicrobiano em laboratórios e na indústria eletrônica, cada vez mais presente em solos e água.

Explicação:


CreeperCraft: opora
4544236222: eu sei é grande mesmo!!!
manito74: blz, supimpa. Mas AONDE que vc está a resposta da pergunta?
4544236222: tá ali da uma olhada tá a e b
maryfreefire2020: tá preula
carolinaferreira9597: Misericórdia tudo issoo
candytbt: TD q eu queria era uma resposta objetiva
queilizama23: Meu deusss, que textão
queilizama23: É mais fácil copiar o texto do livro memo
queilizama23: E olha que ele resumiu
respondido por: dinayara765
85

Resposta:

Na natureza, as alterações ou mutações naturais ocorrem com frequência. No caso de um OGM, os cientistas controlam essa alteração e depois estudam a fundo se o produto final é equivalente ao produto não modificado.

Explicação:

Perguntas similares