Respostas
Resposta: Enquanto na Europa, o neoliberalismo expõe as suas víceras, no Brasil ele é implementado na marra
Nestes tempos de luta política intensa, da necessidade de salvar o símbolo, o homem, a gente tende a deixar de lado o porquê da luta.
A luta por Lula e o que ele significa é imprescindível.
Mas na premência de salvá-lo, corremos o risco de deixar passar a proposta teórica, rejeitada pela população brasileira, que está sendo implementada na marra.
Portanto, é importante observar o que acontece em outras partes do mundo.
O Reino Unido é um dos precursores na implementação do neoliberalismo.
Dada as condições específicas do sistema político britânico, o partido governante detém todo o poder de fazer o que quiser com o Estado (com grande aparelhamento – o que, para os nossos ilustres Deuses do judiciário, significaria corrupção).
Isso pode ser positivo ou negativo, dependendo do nosso ponto de vista ideológico (mas não é um crime).
O fato é que, por causa deste sistema, nas últimas décadas do século XX as ideias neoliberais, como o estado mínimo e a supremacia do mercado, puderam avançar sem qualquer obstáculo.
E o país virou um palco de experiências e experimentos baseados em teorias nunca antes aplicadas, mas que, mesmo sem resultados concretos foram – e continuam sendo – exportadas mundo a fora.
Hoje, 40 anos depois da chegada do neoliberalismo pelas mãos de Margaret Thatcher, todas as partes do sistema público britânico estão em crise.
Explicação: