Respostas
Resposta:
Podemos citar o exemplo do processo de salgar carnes para a sua conservação. Os micro-organismos que causariam a degradação da carne perdem água do seu interior para o meio externo, que está com concentração de sal, fazendo com que o alimento dure mais tempo.
Devido ao sal, também acontece de as folhas de uma salada murcharem por perderem água do interior de suas células (meio menos concentrado) para a solução temperada no meio externo.
A osmose também tem importância quando falamos do sangue humano. Dizemos que as hemácias e o sangue são um meio isotônico, ou seja, possuem a mesma pressão osmótica, permitindo a entrada e saída de água da célula com facilidade.
No entanto, quando o sangue torna-se menos concentrado que o interior das hemácias (meio hipotônico), ocorrerá a passagem de água com maior facilidade para o interior da célula, fazendo-a inchar até estourar. Caso o sangue chegue a uma concentração maior do que a concentração da hemácia (meio hipertônico), as células do sangue murcham, pois perdem água.
Pelo mesmo princípio da conservação de carnes, ocorre a conservação de frutas nas compotas de doces, que conservam os alimentos devido à alta concentração de açúcar na solução.
A seguir, outros exemplos em que ocorre a osmose:
- na ascensão de seiva nos vasos condutores das plantas;
- na hemodiálise;
- na passagem seletiva de nutrientes nas células do corpo humano.