Respostas
Resposta:
O rei pretendia realizar uma reforma fiscal sem abalar os interesses do clero e da nobreza. Com isso, o peso financeiro da reforma recairia todo sobre as costas dos trabalhadores e da burguesia. No entanto, essa transformação do sistema fiscal deveria ser aprovada por um Parlamento que tinha o poder de vetar, julgar ou reconhecer alguns pedidos feitos pela autoridade real. Nesse momento, rei e Parlamento enfrentaram uma crise política que só poderia ser contornada com a conclamação dos Estados Gerais.
Explicação:
Podemos dizer que ocorreram duas reformas fiscais durante a Revolução Francesa., elas foram:
- Déficit orçamentário do Estado Francês
- Constituição Civil do Clero
Orçamentário do Estado Francês
O déficit orçamentário do Estado francês ocorreu devido ao alto custo de vida da nobreza e seus gastos exorbitantes somados com os gastos do clero.
Para resolver esse déficit, o rei Luís XVI convocou uma reunião com os Estados Gerais com o objetivo de uma estratégia econômica para o Terceiro Estado arcar com o aumento dos impostos que iriam suprimir o déficit.
Constituição Civil do Clero
A "Constituição Civil do Clero" teve como objetivo diminuir a influência da Igreja sobre o Estado.
Uma das exigências da burguesia nessa nova constituição era o confisco de bens da Igreja, que deu origem a uma nova moeda, o assignat. Nessa Constituição também houve a redistribuição de suas terras.
Saiba mais sobre "Revolução Francesa" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2655336
#SPJ2