• Matéria: Filosofia
  • Autor: marcelliformenp7rem7
  • Perguntado 6 anos atrás

Defina o que é filosofia segundo Platão. Argumente com base nas ideias do filósofo Platão.

Respostas

respondido por: jorgegustavo
6

Resposta:

Segundo a teoria platônica, as formas (ou ideias), que são abstratas, não materiais (mas substanciais), eternas e imutáveis, é que seriam dotadas do maior grau de realidade - e não o mundo material, mutável, conhecido por nós através das sensações.

respondido por: karensilvapereira021
3

Explicação:

Platão é o filosofo das idéias

Portanto não quer saber do utilitarismo, do convencionalismo, do relativismo dos sofistas , o homem para Platão é dualista ( corpo e alma ) sua filosofia não se interessa pelo homem em sociedade e sim o divino no homem.

O mundo das idéias, o mundo das formas e o mundo dos conceitos passam a serem primordiais em sua filosofia. “Idealismo platônico, espiritualismo, e realismo das essências” filosofia e dialética se identificam como processo na busca dos valores absolutos. Para Platão o mundo é cópia, aparência e imitação de um mundo perfeito ou seja mundo realmente real.

O método filosófico de Platão segue algumas etapas definidas:

Das imagens atinge-se uma definição, mesmo que provisória, procede-se então à divisão dialética, que busca a espécie e o gênero próprio do objeto procurado, e finalmente atinge-se à ciência , ou seja chegamos agora a definição mais perfeita do objeto.

Sua crítica à democracia ateniense e a procura de soluções políticas do mundo grego foram preocupações centrais da vida e da obra daquele que é por muitos considerado o maior pensador da Antigüidade: Platão. Nele, filosofia e ação política estiveram permanentemente interligadas, pois alimentou sempre a convicção de que “... os males não cessarão para os humanos antes que a raça dos puros e autênticos filósofos cheguem ao poder, ou antes que os chefes das cidades, por uma divina graça, ponham-se a filosofar verdadeiramente”.

( Carta VII)

Portanto sua obra filosófica representará vários aspectos para a expansão de um pensamento alimentado pelo clima de liberdade e justiça e dignidade política.

Platão nasceu em Atenas em 428 a.C. e morreu em 348 a.C. , filho de Ariston e de Perictone, pertencia à tradicional família de Atenas e estava ligado sobretudo pelo lado materno, figuras eminentes do mundo político, sua mãe era descendente de Sólon, o grande legislador e irmã de Cármides e prima de Critias dois dos trinta tiranos que dominaram à cidade durante algum tempo.

Portanto se Platão em geral se manifesta desapreço pelo políticos de seu tempo ele o faz como alguém que viveu nos bastidores das encenações políticas desde à infância, suas críticas à democracia ateniense pressupunham um conhecimento direto das manobras políticas e de seus verdadeiros motivos.

Platão dividia o Estado em três classes: dos lavradores, dos guerreiros e dos magistrados, Embora o pensamento político de Platão contivesse idéias utópicas , ele expressava uma confiança como força fundamental do Estado.

Sua obra consta basicamente de diálogos , além de treze cartas. Ë com Platão que os diálogos se tornam verdadeiramente gênero literário . Eles se constituem como um drama, em que o local e a época onde se desenvolvem são indicados. A discussão ou dialética é a alma dos diálogos. Platão é o primeiro filósofo do qual possuímos , ainda hoje uma obra substancial o que nos possibilita analisar e estudar seu pensamento como um todo. Entretanto pelo próprio caráter literário de sua filosofia é difícil de resgatar um sistema filosófico de todos os seus diálogos.

Movimentos denominados neoplatônicos( que procuraram ressuscitar a filosofia de Platão) surgem em diversos momentos da história do pensamento, e são essenciais para a compreensão da filosofia medieval e mesmo do Renascimento. A filosofia platônica é muito importante no movimento literário denominado simbolismo , no final do século XIX. Alguns mitos, como o da caverna e do Fedro possuem caráter universal, funcionando com símbolos coletivos , e são ainda hoje lembrados , em todos os períodos, por toda a “filosofia e literatura mundial”. Realçam basicamente a diferença entre o mundo sensível das aparências e o mundo inteligível das idéias. A leitura dos Diálogos de Platão, mostra-se crítica e reveladora em face dos problemas que enfrentamos , constitui-se numa experiência única e valiosa, não só para o administrador de empresas, mas para qualquer ser humano de nosso tempo.

Ë com Platão que a racionalidade ocidental se constitui. A construção do conhecimento constitui, assim, no platonismo, uma conjugação de intelecto e emoção, de razão e vontade: a episteme é fruto de inteligência e de amo

Perguntas similares