A Reforma Católica, também conhecida como Contrarreforma foi um movimento de reação ao avanço protestante na Europa.Entre as medidas tomadas nesse período, podemos citar o fortalecimento da autoridade do papa, a reafirmação do culto aos santos e à Virgem Maria e a melhor preocupação dos padres para o sacerdócio. Explique qual a intenção da igreja ao definir tais medidas.
Respostas
Resposta:
A Igreja Católica desejava a manutenção dos seus privilégios, e conversão de novos fiéis e a reafirmação de seus dogmas (ou seja, a filosofia da Igreja).
Explicação:
No contexto da Reforma Protestante, a Igreja recebeu diversas críticas, como por exemplo a venda de indulgências e a luxúria no estilo de vidas dos clérico. Como consequência, essa instuição ficou enfraquecida politicamente e perdeu um número grande de fiéis.
Dessa forma, a Igreja decidiu tomar algumas providência para reveter esse quadro de decadência, como as já citadas no enunciado e mais algumas:
- Catequese como meio de educação cristã;
- Proibição dos abusos e corrupção do clero;
- Criação do Index (uma lista de livros proibidos e cuja leitura indicava ato de heresia).
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Resposta:
Em busca do fortalecimento da Igreja Católica, cada um desses aspectos podem ser entendido como uma resposta a ideias de Lutero que todos os cristãos seriam sacerdotes e teriam acesso direto a Deus sem necessitarem da intermediação da igreja e de seus agentes.