• Matéria: Sociologia
  • Autor: jvvilasboas74
  • Perguntado 6 anos atrás


“Para Marx, a sociedade capitalista se fundamenta numa organização do trabalho que dá origem a classes sociais e onde os proprietários dos meios de produção exploram os trabalhadores. Essa visão de exploração nem sempre está presente na consciência das pessoas, porque aparecem certas ideias e valores que tentam esconder essa realidade”.

A leitura da leitura da tirinha e do excerto, e considerando o estudo sobre Educação para a Sociologia Crítica, é coerente afirmar que:

Escolha uma:
a. Todos os indivíduos que têm acesso a Educação Formal têm garantida uma visão de mundo ampla, e observar as relações de justiça social.
b. A camada pobre da população vive em condições desfavoráveis por decisão própria, respeitando suas escolhas por uma vida mais humilde.
c. A conscientização acerca da desigualdade depende da classe social a que o sujeito pertence, pois leva o sujeito a defender sua própria categoria.
d. as experiências práticas das pessoas no trabalho e na vida cotidiana dão origem a interpretações diferentes dos fatos, a visões diferentes do mundo

Respostas

respondido por: giovannajsgjsgj
0

Resposta:

alternativa C

Explicação:

em minha opinião é a que mais se encaixa as ideias marxistas

respondido por: hitzis
2

Boa noite!!!

Letra C.

Conforme a visão do autor, acontece uma exploração pela parte dos detentores da mão de obra, ferramentos e matéria-prima em relação aos trabalhadores. Isso, pelo trecho, pode não ser visto pelos empregados devido a outros fatos que o impede de encher sua realidade, a isso Marx chama de alienação, pode ser um veiculo de comunicação que mascara a consciência das pessoas sobre a sua condição. Quando o trabalhador, afirma ele, conseguir ver sua classe ele a defenderá.

Abraço e bons estudos!!

Perguntas similares