• Matéria: Português
  • Autor: felicidadeplease
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o texto e faça o que se pede:“Ao adolescente dos anos 90 que não consegue entender o que se conversa numa roda de contemporâneos, resta o consolo de não pertencer aos grupos acusados de promoverem a chamada erosão da linguagem. Para esses grupos, segundo estudiosos como o poeta, tradutor e ensaísta José Paulo Paes, tem sido cada vez mais cômodo seguir o caminho das imagens comparativas, evitando expor o próprio potencial intelectual ao risco de um raciocínio elaborado. Não é à toa que um dos recursos mais usados hoje para facilitar a explicação de uma ideia é o “tipo assim” (Ele é um cara tipo assim...). [...] . Enquanto a questão volta a mobilizar estudiosos, novas gírias são criadas e absorvidas numa velocidade impressionante. O poeta reconhece, no entanto, que ‘existem gírias muito saborosas’. Mas restringe: ‘Gíria é coisa de moda’. Em outra vertente o escritor Affonso Romano de Sant’Anna acha normal que cada grupo social crie sua própria linguagem. ‘E os jovens passaram a existir socialmente a partir dos anos 1960, com a emergência do poder juvenil, também têm a sua linguagem”, diz. [...] Affonso Romano observa que hoje os jovens não são a única tribo a usar uma linguagem própria, de difícil entendimento por quem está de fora: “O mesmo acontece, por exemplo, com o pessoal que mexe com o computador, sua linguagem é restrita, falada em códigos’. [...]” Jornal do Brasil, 5 maio 1996. A citação anterior entrelaça opiniões do jornalista que a redigiu, do poeta José Paulo Paes e do escritor Affonso Romano de Sant’Anna. Sobre as posições e opiniões assumidas na citação, assinale a alternativa correta.
a)O jornalista, por achar normal que os grupos sociais criem sua própria linguagem, mostra-se mais favorável à opinião de Affonso Romano.

b)José Paulo Paes considera ser cômodo para o adolescente dos anos 1990 o consolo de não entender o que se conversa em uma roda de contemporâneos.

c)O jornalista entende que Affonso Romano e José Paulo Paes, apesar de diferenças entre ambos, concordam em que acontece nos anos 1990 uma erosão da linguagem.

d) Para Affonso Romano, é condenável a prática de jovens e de pessoas que mexem com computador, pois esses grupos usam uma linguagem de difícil entendimento para quem está de fora.

e)Distintamente de Affonso Romano nesse ponto, José Paulo Paes não vê sem preocupação o desenvolvimento de uma linguagem própria entre os adolescentes dos anos 1990.

Respostas

respondido por: Alveskakau
12

Resposta:

C é a resposta

Explicação:

Apesar de os dois não terem a mesma opinião sobre o fato das gírias mas eles se sabem que existir sim o ato entre os adolescentes da chamada erosão da linguagem.


felicidadeplease: Obrigadaaaaa! <3
Alveskakau: Por nadaaaaaaa
respondido por: marcellyferreira3108
13

Resposta:

A opinião dele é que tem sido cada vez mais cômodo seguir o caminho das imagens comparativas, evitando expor o próprio potencial intelectual ao risco de um raciocínio elaborado

Obs: espero ter te ajudado (◠‿◕)


josianeramiradejesus: obrigada pela ajuda
Perguntas similares