Duas pequenas esferas condutoras idênticas, Q e q, estão eletrizadas com cargas de – 4,0 µC e 12,0 µC, respectivamente. Elas são colocadas em contato e, em seguida, separadas por uma distância de 30 cm, no vácuo. A força de interação elétrica entre elas, e a intensidade dessa força, serão, respectivamente, de (dado: k0 = 9×10⁹Nm²/C²): *
a)1,6 N
b)3,2 N
c)1,6 .10-³ N
d)6,4
e)N 1,6 . 10-² N
Respostas
Resposta:
a) 1,6N
Explicação:
Para saber como será a força elétrica entre as duas esferas após o contato, temos que determinar qual será a carga elétrica em cada esfera após o mesmo ocorrer. Como as esferas são idênticas, para descobrir a carga elétrica de cada uma pós contato, basta somar as cargas individuais das esferas antes do contato(Q e q) e dividir por dois. Assim:
Dessa forma, após o contato, a carga elétrica de cada esfera é + 4μC.
Vale lembra que as cargas devem estar na mesma unidade para realizar esse cálculo(nessa caso, ambas em μC)!
Para determinar a força elétrica, basta utilizar a equação de Coulomb(Lei de Coulomb):
, onde d é a distância entre as esferas(30cm), e k é a contante de proporcionalidade(também chamada de constante eletrostática) cujo valor já é definido: (no vácuo).
Mais uma vez, sempre devemos prestar atenção nas unidades, nessa equação, devemos usar todas as unidade no padrão do S.I., portanto, devemos converter a distância para metros e a unidade de carga elétrica para Coulomb:
30 cm = 0,3 m
+ 4μC = C
Fazendo as substituições na equação de Coulomb, temos:
, logo:
, portando a força elétrica entre as duas esferas tem intensidade(ou módulo) igual a 1,6N.