O demógrafo e economista José Eustáquio Alves, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), falou sobre o bônus demográfico, momento que segundo o especialista, acontece apenas uma vez na história de cada país. “É o momento em que a pirâmide está se transformando. Depois, ele passa e chega o envelhecimento populacional”, constatou.
(www.unicamp.br. Adaptado.)
O momento do bônus demográfico corresponde, na estrutura populacional de um país,
A
ao aumento da taxa de natalidade.
B
à redução da razão de dependência.
C
à contração do sistema previdenciário.
D
ao avanço do desemprego estrutural.
E
à manutenção do crescimento horizontal.
Respostas
Resposta:
Letra B
Explicação:
O bônus ou janela demográfica em um país corresponde ao período em que a PEA (População Economicamente Ativa: a partir de 15 anos, formada por trabalhadores formais e informais e desempregados) é superior aos dependentes (jovens até 14 anos e idosos a partir de 65 anos). Isto ocorre devido ao declínio da taxa de natalidade e a prevalência de adultos na população, sendo um período que o país deveria estimular o crescimento da economia e geração de empregos. Adiante, com o aumento substancial do porcentual de idosos, o bônus demográfico termina.
Sobre o momento do bônus demográfico podemos afirmar que B à redução da razão de dependência.
O bônus demográfico é representado por meio da noção de que a população que está na idade do período escolar cresce em uma relação menor do que a população totalitária.
Isso decorre recursos que podem ser voltados para a educação. É uma redução em relação à razão do fator de dependência.
Quando se fala de bônus absoluto estamos dizendo que a população que está em idade escolar caiu.
Isso significa que a pirâmide da classificação está em processo de mudança em que pode se alcançar o envelhecimento da população. É a mudança de elementos demográficos que estão em transformação.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/1693547.
Espero ter ajudado.