Ha a possibilidade de um casal ter um filho com hemofilia em uma situação em que o homem e hemofílico e a mulher não é homofílica, embora tenha o alelo para a hemofilia em um de seus cromossomos X? E uma filha, considerando essas mesmas condições? Explique sua resposta
Respostas
A hemofilia é causada por um gene recessivo ligado ao cromossomo X. O homem é xx e a mulher Xx. As chances do filhos também serem é de 50%.
* Para o nascimento de mulheres hemofílicas, um evento raro, é necessário o cruzamento entre mãe heterozigota e um pai hemofílico, o que acontece nesse caso.
Sim, existe as chances do filho nascer com hemofilia, e se nascer uma menina, as chances são iguais a do menino, isso porque o pai é portador do gene e a mãe tem um alelo recessivo para a doença.
Por que a hemofilia acontece principalmente nos garotos?
A hemofilia é uma doença relacionada com genes no cromossomo X, ela é recessiva e precisa de dois alelos nas mulheres, um em cada cromossomo X, coisa muito rara de se acontecer. Já os homens, que só possuem um cromossomo X, só precisam ter um alelo recessivo para desenvolver a doença.
Os meninos são muito mais afetados por essa doença do que as meninas, é por isso que mulheres hemofílicas são muito raras.
Venha estudar mais sobre hemofilia em:
https://brainly.com.br/tarefa/21535592