Respostas
Resposta:
Os carboidratos são encontrados em abundância na natureza e são o principal fornecedor de energia para os organismos. Possuem em sua conformação moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio.
Tipos de carboidratos
Os carboidratos podem ser encontrados nas formas de monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos.
Monossacarídeos: São as menores moléculas de carboidratos. É através delas que as células de diversos organismos obtêm energia, utilizando-os nos processos metabólicos celulares. Os monossacarídeos podem ser pentoses, como a frutose, a ribose e a desoxirribose; ou hexoses, como a glicose e a galactose.
Dissacarídeos: São formados pela junção de dois monossacarídeos, sendo os mais comuns formados a partir da união da glicose a um dos outro monossacarídeos. Ao unir glicose + glicose, forma-se a maltose; unindo glicose + frutose, forma-se a sacarose; unindo glicose + galactose, forma-se a lactose.
Polissacarídeos: São as maiores moléculas de carboidratos, sendo formadas por diversos monossacarídeos. É o tipo de carboidrato que é encontrado nos alimentos. Podem ter função estrutural, como a celulose e a quitina, que formam a parede celular vegetal e o exoesqueleto de artrópodes, respectivamente, ou função energética, como o amido e o glicogênio, que são reservas energéticas.