Em 1789, Luís XVI, convocou os estados gerais para votar soluções aos problemas que atingiram a França. Cada estado teria direito a um voto. Todos os estados aceitaram essa forma de votação?
Respostas
Diante da recusa do Parlamento em aprovar a reforma fiscal, Luís xvi convocou os estados gerais em uma grande assembléia com representantes dos três estados que formavam a sociedade francesa. O monarca, o clero e a nobreza não estavam dispostos a abrir mão de seus privilégios. Defendiam a ideia de que as votações se realizassem com um voto para cada estado e não individualmente. Como o terceiro estado era mais numeroso, nao votação individual o clero e a nobreza seriam derrotados.
O terceiro estado não aceitou o sistema de votação defendido pelo clero e pela nobreza. Assim e junho de 1789, ele retirou-se da reunião, proclamou-se em assembléia nacional e passou a defender a elaboração de ums Constituição para o país.
O rei, com medo da reação popular, aceitou a proposta.
Nesse contexto, diversos boatos circulavam pela França, anunciando que a aristocracia, aliada ai rei, pretendia dar um golpe e encerrar os estados gerais. O cenário da França tornava-se cada vez mais complexo, a insatisfação se generalizava e os espaços políticos de discussão pareciam esgotados. A revolução batia a porta.
Espero ter te ajudado!